Banner Portal
Mediação da informação digital
Foto aérea do prédio da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Palavras-chave

Biblioteca Nacional
Biblioteca Nacional Digital
Mediação da informação
Mediação digital

Como Citar

ASSIS, Isabella Carolina Pongelupe; PAULA, Lorena Tavares de. Mediação da informação digital: análise no contexto da Biblioteca Nacional do Brasil . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024012, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8674881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8674881. Acesso em: 25 jun. 2024.

Resumo

Introdução: O avanço tecnológico e a revolução da informação digital contribuíram para a produção de documentos e informações digitais. Neste sentido, as bibliotecas atuam como instituições que auxiliam na interação e na mediação da informação, suprindo as necessidades informacionais do usuário e contribuindo para o acesso, uso e disseminação da informação. Neste cenário, indaga-se: como é estabelecida a mediação da informação digital na Biblioteca Nacional Digital do Brasil? Objetivo: Compreender como é estabelecida a mediação da informação digital na Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa, onde o percurso metodológico será desenvolvido através de uma revisão bibliográfica em artigos, livros, bases de dados de comunicação científica, recuperando os conceitos de Bibliotecas Nacionais Digitais e Mediação da Informação Digital. Além disso, uma análise ao site da Biblioteca Nacional Digital a fim de identificar os elementos referente a mediação da informação. Resultados: Observou-se que a Biblioteca Nacional Digital utiliza para mediação da informação digital o catálogo online, metadados descritores em formato Dublin Core, catalogação em Marc21 e os canais nas redes sociais, tais como: Youtube, Instagram, Facebook, que informam os usuários e tiram dúvidas. Conclusão: As Bibliotecas Nacionais disponibilizam bibliotecas digitais que se tornam espaços de interação social, disseminando as informações nos ambientes virtuais. Essas informações podem ser acessadas através de suportes e ferramentas midiatizadas. Todas essas ações facilitam a disseminação e a recuperação da informação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8674881
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2, 2007, Londrina, PR. Anais... Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2007

BARRETO, A. A. Mediações digitais. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6933. Acesso em: 25 abr. 2023.

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. Acervo. Rio de Janeiro. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/acervodigital. Acesso em: 15 ago. 2023.

CAMPOS, F. M. A biblioteca nacional e a memória digital do patrimônio bibliográfico portugues: a experiência da biblioteca nacional digital. Cadernos BAD, Lisboa, n. 2, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/82364. Acesso em: 23 jan. 2023.

COSTA, S. R. S. et al. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: https://encr.pw/DggzI. Acesso em: 25 abr. 2023.

CUNHA, M. B. Bibliografia sobre o fluxo do documento na biblioteca digital. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 5, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6959. Acesso em: 30 jan. 2023.

FARIAS, D. D. S.; CERVEIRA, E. Mediação da informação através de plataformas digitais: prática nas bibliotecas, arquivos e museus da área metropolitana do porto. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas, Porto, n. esp., p. 15-26, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/121694. Acesso em: 04 abr. 2023.

FREITAS, M. T. A. Computador/Internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural. In: SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: MULTIMODALIDADE E ENSINO, 2., 2008, Recife. Anais eletrônicos. Recife, PE: UFPE, 2008.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Política de preservação digital. Fundação

Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: FBN, 2020. 36 p. Disponível em: https://l1nk.dev/i8UTh. Acesso em: 15 dez. 2022.

GARCIA, S. C. Objetos de aprendizagem: investindo na mediação digital do conhecimento. Universidade Católica de Pelotas, 2006. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VII/dir2/17.pdf

Acesso em: 21 abr. 2023.

LALUEZA, J. L. et al. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, C; MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Trad. N. Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 47-65.

MARTINS, A, A, L. Mediação: reflexões no campo da Ciência da Informação. 2010. 255 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

OLIVEIRA, H. C. C. et al. A teoria dos jogos e a mediação da informação: uma proposta de contribuição estratégica para organizações. Biblios, Rio Grande, RS, n. 73, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n73/a04n73.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

PUGLIESI, Márcio; BINI, Edson. Pequeno dicionário de filosofia. São Paulo: Hemus, 1997, p.252-253.

ROSSATO, M. A aprendizagem dos nativos digitais. In: MITJÁNS MARTÍNEZ , A.; ÁLVAREZ, P. (org.). O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014. p.151-178.

WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and society. New York: Oxford University Press, 1985. p. 204-207.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Isabella Carolina Pongelupe Assis, Lorena Tavares de Paula

Downloads

Não há dados estatísticos.