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Fluxos informacionais em políticas de assistência estudantil
Alunos reunidos, com intenção de planejamento estudantil
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Palavras-chave

Barreiras informacionais
Ensino superior
Gestão da informação
Política pública

Como Citar

SILVA, Rafael Felix da; RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Fluxos informacionais em políticas de assistência estudantil: uma análise na Universidade Federal do Paraná. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8675029. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8675029. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução/objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar como se caracterizam os fluxos de informação que subsidiam a atuação dos gestores de políticas de assistência estudantil na Universidade Federal do Paraná. Metodologia: Os dados foram coletados através da aplicação de questionário estruturado, e tratados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Resultados: Os resultados apontaram que os gestores de políticas de assistência estudantil possuem demandas informacionais complexas, dinâmicas e heterogêneas, e que reconhecem a relevância da informação no suporte aos seus processos decisórios. O ambiente informacional é permeado por fatores intervenientes como: pressões da comunidade acadêmica, questões éticas, e de dependência tecnológica, além da complementaridade entre a utilização de canais e fontes de informação formais e informais. A má comunicação, a falta de integração entre sistemas, e a sobrecarga informacional se constituíram como barreiras que, tanto dificultam o compartilhamento de informações, como tornam seu processo de recuperação mais lento. Conclusão: Estes resultados delineiam um diagnóstico descritivo-interpretativo que pode contribuir para o desenvolvimento de fluxos informacionais mais adequados à consecução de políticas de assistência estudantil, impactando positivamente todas as partes nelas interessadas. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8675029
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