Banner Portal
Ambiente virtual de integração entre a educação a distância e as bibliotecas universitárias das instituições participantes da Universidade Aberta do Brasil
Acervos de uma biblioteca e a apresentação de um tablete
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Biblioteca Universitária
Educação a distância
Serviços de informação
Sistemas de informação

Como Citar

SILVA, Ana Paula Lopes da; RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti; DUARTE, Francisco Ricardo; RODRIGUES, Kátia de Oliveira. Ambiente virtual de integração entre a educação a distância e as bibliotecas universitárias das instituições participantes da Universidade Aberta do Brasil . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024019, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8676582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8676582. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior demanda uma série de adaptações para atender a esta modalidade educacional, que alcançam também as Bibliotecas Universitárias enquanto unidades de apoio informacional ao ensino, pesquisa e extensão. A EaD torna-se público-alvo dessas unidades, requerendo produtos e serviços, sobretudo tecnológicos, para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Identificar ações voltadas para a disponibilização de ambientes/plataformas de serviços para a EaD em bibliotecas de instituições integrantes da Universidade Aberta do Brasil. Metodologia: O estudo é de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa. As instituições foram consultadas no Sistema SisUAB e a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário on-line com gestores de bibliotecas destas instituições. Resultados: Constata-se que das 76 instituições respondentes, em apenas três identificou-se ações de integração por meio de ambiente/plataforma para a EaD, sendo que o atendimento a esse público está centrado, em sua maior parte, na disponibilização de bibliotecas virtuais e bases de dados. Destaca-se a visão dos profissionais quanto à ausência de necessidade de atendimento diferenciado para o público a distância e presencial, com a máxima de que todos os serviços estão disponíveis a todos os públicos. Conclusão: As iniciativas são poucas frente ao universo das instituições investigadas e demandam um aumento e uma efetividade de ações para mitigar essa defasagem informacional.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8676582
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA. Censo EaD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020. Curitiba, PR: InterSaberes, 2022. Disponível em: https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EaD_2020_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.

ASSOCIATION OF COLLEGES AND RESEARCH LIBRARIES. Standards for Distance Learning Library Services. 2023. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/standardsdistancelearning. Acesso em: 26 fev. 2023.

BRASIL. Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 03 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da educação. Portaria normativa no 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66441-pn-n11-2017-regulamentacao-ead-republicada-pdf&category_slug=junho-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de Avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, DF: Inep/MEC, 2017c.

COSTA, M. E. O. Acesso e uso da informação em sistemas de bibliotecas universitárias federais para usuários da educação a distância (EaD). 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. 2020.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FREITAS, F. N. Normas e diretrizes para bibliotecas universitárias brasileiras na educação a distância: proposta de atualização no contexto das competências em informação e científicas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MATOS FILHA, M. H. F.; CIANCONI, R. B. Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância. Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 3, p. 410-432, set./dez. 2015.

MENDONÇA, J. R. C.; FERNANDES, D. C. ; HELAL, D. H.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 28, p. 156-177, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801899. Acesso em: 12 fev. 2023.

MILL, D. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA. M. (Orgs.).

Educação a Distância: o estado da arte. Vol. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. p. 280-291.

NASCIMENTO, D. E. S.; Sá, N. O. A oferta de serviços e produtos de informação para alunos de cursos de graduação na modalidade de educação a distância. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 2, p. 150, 2016. Disponível em:https://brapci.inf.br/#/v/71419. Acesso em: 10 jan. 2023.

NOBREGA, P. P.; FARIAS, G. B.; SILVA, A. S. R. Atuação dos Bibliotecários na Educação a Distância em Universidades Brasileiras. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília/SP, vol. 17, 2023, e023056. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023056.

SILVA, A. R. L. da; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, SP, V. 18, n. 1. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ana Paula Lopes da Silva, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Francisco Ricardo Duarte, Kátia de Oliveira Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.