Banner Portal
Estudo com as patentes produzidas e o perfil dos inventores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
PDF

Palavras-chave

Patente. Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
patentes. Produção de patentes e Instituição de ensino. Perfil dos inventores de patentes.

Como Citar

PERUCCHI, Valmira; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Estudo com as patentes produzidas e o perfil dos inventores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 191–213, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i1.1624. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1624. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Descreve e analisa patentes depositadas pelos atuais Institutos Federais de Educação, Ciência, e Tecnologia (IFs), fundados em 2008, e pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) que os precederam, recuperadas na Base de Dados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), até 31 de dezembro de 2012. O levantamento na base do INPI identificou 44 patentes depositadas, das quais 14 publicadas e 30 em sigilo. Essas patentes são descritas segundo dois conjuntos de variáveis: relacionadas ao próprio documento (tipo de patente, distribuição geográfica, titulares, inventores, data de depósito, data de publicação e seção da Classificação Internacional de Patentes (CIP)); e variáveis relacionadas aos inventores (sexo, bolsa de produtividade, grupos de pesquisa, enquadramento funcional e titulação), essas identificadas na base de currículos da Plataforma Lattes. Resultados mostram quatro depósitos de patentes pelos CEFETs e 40 depósitos de patentes pelos IFs a partir de 2008 até a data de corte desta pesquisa. A maioria dessas patentes está classificada na seção A (necessidades humanas) da CIP. A Região Nordeste se destaca como maior depositante, e nela especialmente o IF da Bahia. Foram notadas poucas mulheres entre os inventores, e também poucas parcerias, e entre essas parcerias, apenas uma com indústria.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1624
PDF

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.