Banner Portal
Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da faculdades integradas da união educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF)
PORTUGUÊS
ENGLISH
XML

Arquivos suplementares

GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA: A EXPERIÊNCIA DA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL (FACIPLAC/DF) - APÊNDICES

Palavras-chave

Gestão da Informação Institucional. Sistema de informação. Tomada de decisão.

Como Citar

SILVA, Gleiciane Rosa da. Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da faculdades integradas da união educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 53–81, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i1.8645248. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8645248. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As organizações estão vivenciando a complexidade na gestão devido ao grande volume de informações e exigência por respostas rápidas que demandam tomadas de decisões contínuas e mais assertivas. Assim, o uso de tecnologias e sistemas, apesar de imprescindível para qualquer organização, por si só não garante a obtenção de vantagem competitiva se não houver uma relação direta entre sua adoção e a obtenção de resultados. Nesse contexto, discute-se a seguinte problemática de pesquisa: as decisões adotadas nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - Faciplac/DF são apoiadas por quais sistemas informacionais? Sob tal enfoque, a justificativa para a realização da pesquisa é a importância que a informação possui para tomada de decisão em uma Instituição de Ensino Superior (IES) - as Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac/DF) a fim de que tais decisões possam tornar a organização mais competitiva no setor em que atua. O objetivo do estudo em questão é analisar a gestão da informação na tomada de decisão na Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac/DF). A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva, com abordagem metodológica quali-quantitativa, ou seja, mista e pesquisa de campo, a ser desenvolvida in loco, utilizando como instrumento entrevista. A técnica de coleta de dados foi realizada pela utilização de um formulário estruturado para investigação, conduzido por entrevistas e observações diretas. Os resultados encontrados apontam para o modelo de gestão da informação na instituição, bem como permite compreender os mecanismos utilizados para tomada de decisão.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8645248
PORTUGUÊS
ENGLISH
XML

Referências

ARAÚJO JR., R. H. de ; ALVARES, L. . As necessidades informacionais dos usuários no planejamento e modelagem de sistemas de informação. Revista IberoAmericana de Ciência da Informação, v. 1, p. 201-221, 2008.

AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K. de; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre. Bookman, 2005.

BARREYRO, Gladys Beatriz. Mapa do Ensino Superior Privado. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/gladysb/Mapa%20do%20ensino%20superior%20privado.pdf. Acesso em: 12/03/2016.

BAZERMAN, M.H., MOORE, D. Processo decisório. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BECHARA, A.; DAMASIO, H.; DAMASIO, A. R. e LEE, G. P. Different contribuitions of the human amygdala and ventromedial pré-frontal córtex to decision-making. Journal of Neuro-science, 1999.

BICALHO, M. G. P. Ensino superior privado, relação com o saber e reconstrução identitária. 2004. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

CHOO, C. W. Information management for the Intelligence organization; the art of scanning the environment. 2. Ed. Medford, N. J. Information Today, 1998 (ASIS Monograph Series).

CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

DAMASIO, H.; TRANEL, D e DAMASIO, A. R. Deciding advantageously before knowing the advantageous strategy. Science, 1997.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação/Thomas H. Davenport, Laurecnce Prusak, tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.

DAWES, R. M. Rational choice in an uncertain world. Fort worth, TX: Harcourt Brace, 1998.

FAIRER-WESSELS, F. A. Information management education: towards a holistic perspective. South African Journal of Library and Information Science, v. 65, n. 2, p. 93 102, 1997.

LAUDON, K.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2001.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas: 2009.

OLIVEIRA, D. de P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias, táticas operacionais. 13. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

PICANÇO, A. A. Educação superior para professores em exercício: formando ou improvisando? In: Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, 26, Caxambu, 2003. Anais. CD-ROM.

ROWLEY, J. Towards a framework for information management. International Journal of Information Management, v. 8, n. 5, p. 359-369, 1998.

SAMPAIO, H. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec, Fapesp, 2000.

TANEGUTI, Luiza Yoko. Relatório técnico contendo estudo sobre a atual relação oferta/demanda de cursos de graduação no Brasil, como subsídio ao Conselho Nacional de Educação para a formulação de políticas públicas que possibilitem a melhor distribuição da oferta de vagas no ensino superior de graduação. PROJETO CNE/UNESCO 914BRZ1136.3 “Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade”. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO CÂMARA DE EDUCAÇAO SUPERIOR. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13948-produto-2-oferta-demanda-educ-superior-pdf-pdf&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20/03/2016, 11:59h.

TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

TAYLOR, A.; FARREL, S. Information Management for business. Metuchen, London: Aslib, 1995. 169p.

TRINDADE, H. Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21. Trabalho apresentado. Política de Educação Superior. Caxambu, set. 1998. Disponível em: http://www.anped.org.br Acesso em:20/03/2016, 11:55h.

TOTVS. Institucional. Disponível em: https://www.totvs.com/a-totvs. Acesso em: 28/03/2016

VARAJÃO, J. E. Q.. A Arquitetura da Gestão de Sistemas de Informação, FCA, 2005.

WHITE, M. Intelligence management. In: CRONIN, B. (Ed.). Information management: from strategies to action. Londres: Aslib, 1985.

WILSON, T. D. Information management. In: FEATHER, J.; STURGES, P. (Ed.). International Encyclopedia of Information and Library Science. Londres: Rout leg, 2002.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.