Banner Portal
No movimento da leitura das histórias em quadrinhos: uma proposta discursiva para a ciência da informação
PDF

Palavras-chave

Análise de discurso.
Histórias em quadrinhos.
Ciência da informação

Como Citar

FERRAZ, Angela; CANATO, Daiana Ellen; GASPAR, Nádea Regina. No movimento da leitura das histórias em quadrinhos: uma proposta discursiva para a ciência da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 106–127, 2011. DOI: 10.20396/rdbci.v9i1.1922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1922. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor alguns princípios teóricos da Análise do discurso (AD) de linha francesa, quais sejam: quais sejam: “discurso” “enunciado” e “trajeto temático”, advindos, respectivamente, de Pêcheux (1997, 2008), Foucault (1997) e Guilhaumou e Maldidier (1994), aplicando-os na análise de um acervo composto por 100 exemplares - dos quais foram analisados 57 exemplares - de revistas em quadrinhos intitulada “Sesinho”, no período de 2001 a 2008. A recorrência aos procedimentos teóricos da AD francesa apontaram para os seguintes resultados: a) o encontro de temas inclusos nas histórias em quadrinhos, mediante a leitura integral das mesmas; b) a oferta aos leitores/usuários de relações pormenorizadas e diversas sobre um mesmo tema, por meio da identificação de enunciados discursivos. Conclui-se que a AD pode ser um ferramental teórico metodológico e analítico a mais para a Ciência da Informação, por exemplo, em análises das revistas em quadrinhos.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v9i1.1922
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Angela Ferraz, Daiana Ellen Canato, Nádea Regina Gaspar

Downloads

Não há dados estatísticos.