Banner Portal
O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação
PDF

Palavras-chave

Serviço de informação
Produto de informação
Gestão

Como Citar

BORGES, Mônica Erichsen Nassif. O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 115–128, 2008. DOI: 10.20396/rdbci.v5i1.2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2007. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda aspectos conceituais e gerenciais sobre serviços e produtos de informação. Apresenta conceitos, características e tipologias de serviços e produtos de informação. Discute a respeito de questões-chave que devem ser consideradas para a gestão de serviços e produtos de informação.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v5i1.2007
PDF

Referências

ASSIS, W. M. de. Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

AMARAL, S. A. do. Análise do consumidor brasileiro do setor de informação: aspectos culturais, sociais, psicológicos e políticos. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 207-224, jul./dez.,1996.

BARRETO, A. R. Os trabalhadores do conhecimento: um novo profissional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCUMENTOS, 4. Curitiba, 2001. Anais... Curitiba: PUCPR/CITS, 2001. p.199-218.

BORGES, M. E. N. Informação e conhecimento na perspectiva da Biologia do Conhecer: novas possibilidades para a Ciência da Informação? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20. Fortaleza, 2002. Anais... Fortaleza: UFPE, 2002. 1CD

______. A abordagem contemporânea sobre a cognição humana e as contribuições para os estudos de usuários da informação. Cadernos BAD, v . 2, p.74-81, 2005.

______., CARVALHO, N. G. de M. Serviços e produtos de informação para negócios no Brasil: características. Ciência da Informação, v. 27, n.1, p.76-81, jan./abr. 1998.

______., SOUSA, M. C. V. de. Serviços e produtos de informação para empresas: um desafio estratégico para profissionais da informação. In: PAIM, I. Gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: UFMG/Escola de Ciência da Informação, 2003.

CARVALHO, N. G. de M. Agências de notícias na Internet como serviços de informação para negócios. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

DHOLAKIA, N.; MUNDORF, N.; DHOLAKIA, R. R. Novos serviços de informação e comunicação: um quadro de referência estratégico. Ciência da Informação, v. 26, n. 3, p. 235-242, set./dez. 1997

FITZSIMMONS, J. A. ; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman, 2000.

HENRIQUE, L. C. J. Inovação e informação. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços marketing gestão. São Paulo: Saraiva,2002.

MARENGO, L. A sociedade de informação e o mercado de trabalho. Transinformação, v. 8, n.1, jan./abr. 1996. Disponível em: http://www.puccamp.br/~biblio/mareng81.html. Acesso em: 15 jul. 2002.

ROZADOS, H. B. F. Indicadores como ferramenta para gestão de serviços de informação tecnológica. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

SMIT, J. W.; BARRETO, A. de A. Ciência da informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M. L. Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p. 9-24.

TAYLOR, R. S. Information values in decision contexts. IMR, v.1, n.1, 1985, p. 47-55.

VALENTIM, M. L. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: ______. Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p.117-132.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Mônica Erichsen Nassif Borges

Downloads

Não há dados estatísticos.