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Visualização sintético-imagética de parâmetros e metadados de objetos de aprendizagem
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Palavras-chave

Visualização-sintético imagética. Objetos de aprendizagem. Metadados. Repositórios. Parâmetros de aprendizagem

Como Citar

GOMES, Raquel Salcedo; PEREIRA, Daniel Steinbruch; AMARAL, Érico Marcelo Hoff do; SILVA, Rodrigo Sychocki da; WAGNER, Rosana; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Visualização sintético-imagética de parâmetros e metadados de objetos de aprendizagem. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 632–652, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i3.2107. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2107. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho traz os resultados de pesquisa que objetivou o desenvolvimento de uma linguagem visual que representasse parâmetros e metadados de objetos de aprendizagem de maneira sintético-imagética, a fim de facilitar seu processo de avaliação e seleção por educadores. A pesquisa fundamentou-se em princípios da teoria de NURBS e da lógica do banco de dados de Manovich (2001, 2010), além dos conceitos de objeto de aprendizagem, metadados e sistemas de recomendação (WILEY, 2000; CAZELLA et al., 2009, 2010). A pesquisa revelou profícua a possibilidade da transformação da cultura subjetiva em dados, mediante a proposição de categorizações que levaram em conta variáveis qualitativas na análise de OAs a partir de teorias de aprendizagem aplicadas ao design instrucional e de características padronizadas utilizadas em sua organização e catalogação em repositórios digitais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i3.2107
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