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Websites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação
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Palavras-chave

Biblioteca universitária
Competência informacional
Educação em biblioteconomia
Página Web

Como Citar

GOMES, Marcos Aurelio; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Websites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 522–542, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i2.8650816. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650816. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Objetiva identificar nos websites das bibliotecas universitárias a prática da educação/formação de usuários por meio de produtos e serviços que podem ser fomentados tanto em ambientes tradicionais como digitais/virtuais na perspectiva da promoção de competências em informação dos estudantes. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento de coleta o formulário, que proporcionou o levantamento de dados em 35 bibliotecas das duas instituições. Os resultados forneceram evidências de que as bibliotecas das duas universidades encontram-se em processos de transição ao se considerar o ponto de vista de uso da tecnologia digital para a promoção das ações de educação/formação de usuário para promover a competência em informação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8650816
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