Banner Portal
A implementação de coleções em repositórios institucionais
PDF
PDF (English)
ÁUDIO [MPEG]

Palavras-chave

Ciência da informação
Gestão da informação
Bibliotecas universitárias
Periódicos científicos.

Como Citar

FERNANDES, Carolina Karla; NUNES, Martha Suzana Cabral. A implementação de coleções em repositórios institucionais: o caso da coleção cadernos UFS de geografia e história da Universidade Federal de Sergipe. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8656366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8656366. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivos descrever e mapear as etapas da digitalização da coleção Cadernos UFS: Geografia/ História existentes no Setor de Periódicos da biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a sua implementação no repositório institucional para domínio público. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, qualitativa, que apresenta um estudo de caso estruturado a partir de um projeto de intervenção que consistiu na digitalização de cinquenta artigos contidos na coleção Cadernos UFS: Geografia / História, produzidos no período de 1995 até 2010. Como metodologia, o processo passou por quatro etapas, iniciando pela descrição dos procedimentos de digitalização documental, pela escolha dos metadados, pela implantação dos dados digitalizados no repositório institucional e, por fim, pela divulgação e publicidade das revistas. Dentre os resultados obtidos, os de maior representatividade foram: a recuperação da informação científica contida nos Cadernos UFS, o aumento da visibilidade dos periódicos pela comunidade acadêmica e a informação científica em acesso livre. Conclui-se que é possível viabilizar o acesso aberto ao conhecimento e, concomitantemente, preservar a integridade do documento e a memória institucional, auxiliando no processo educacional, na mediação e disseminação da informação e na formação cognitiva de novos e melhores sujeitos informacionais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8656366
PDF
PDF (English)
ÁUDIO [MPEG]

Referências

BOURDIEU, P. La noblesse d’Etat: grandes écoles et esprit de corps. Paris: Les Ed. de Minuit, 1989.

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, set. /dez. 2015.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

CLARIVATE ANALYTICS. Research in Brazil: a report for capes by clarivate analyticas, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/17012018-CAPES-InCitesReport-final.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.

FERREIRA, J. As grandes questões deste princípio de século passarão necessariamente pelo campo da cultura [Entrevista]. Revista Extensão & comunidade, Minas Gerais, v. 9, n. 1, set. 2018.

GIANESI, T. G. N.; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas,1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Repositórios Digitais- RD. 2015. Disponível em: http//www.ibict.br. Acesso em: set. 2018.

LESSIG, L. Cultura livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Tradução: Fabio Emílio Costa. [S.l.: s.n], 2004.

LOOSE, E. B.; DEL VECCHIO LIMA, M. A comunicação científica sob a ótica de Isaac Epstein. Ação midiática: estudos em comunicação, sociedade e cultura, Goiás, n. 7, 2014.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p.7- 28, dez. 1993.

NUNES, M. S. C. Mediação da informação em bibliotecas universitárias Brasileiras e Francesas. 2015. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Curso Ciência da Informação, Salvador, 2015.

PACKER, A. L.; MENEGHINI, R. Visibilidade da produção científica. In: POBLACION, D.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 235-260.

PINTO, L. P. Leitura e significado nos fluxos de informação. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Curso de Ciência da Informação, São Paulo, 2009.

REDE PERGAMUM. Kardex: instrução normativa PER-IN-002. 2009. Disponível em: cobip.pgr.mpf.mp.br/sistema-pergamum/.../PER_IN002ColecaoKardex1-CCN.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.

SHINTAKU, M. Manual do Dspace: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010.

SOUZA, M. I. F.; VENDRUSCULO, L. G.; MELO, G. C. Metadados para a descrição de recursos de informação eletrônica: utilização do padrão Dublin Core. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.1, p. 93-102, jan./abr. 2000.

TALAMO, M. F. G. M. A pesquisa: recepção da informação e produção do conhecimento. DataGramaZero: revista de ciência da informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 1-15, abr. 2004.

TARGINO, M. G. Comunicação científica na sociedade tecnológica: periódicos eletrônicos em discussão. Comunicação e Sociedade, São Paulo, v. 3, p. 93-112, 2001.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO. The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases. Disponível em: http: http://www.unesp.br/prope/revcientifica/JVAT/Historico.php. Acesso em: 08 nov. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Biblioteca Central. Relatório Pergamum: levantamento bibliográfico coleção de periódicos. 2018a. Disponível em: https://www.pergamum.ufs.br/pergamumweb/home_geral/index.jsp. Acesso em: 20 dez. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFS. 2018b. Disponível em: https://seer.ufs.br/. Acesso em: 26 ago. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Repositório institucional. Sergipe: UFS, 2017. Disponível em: https://www.riufs.br. Acesso em: 26 ago. 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Carolina Karla Fernandes, Martha Suzana Cabral Nunes

Downloads

Não há dados estatísticos.