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O papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital
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Palavras-chave

Biblioteca universitária.
Serviço de referência.
Canal de vídeos na internet.
Mídias sociais.
Tecnologia da informação e comunicação.

Como Citar

TEIXEIRA, Robson da Silva. O papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital: uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IF UFRJ. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021033, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8667336. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667336. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução: o tema do relato de experiência é o uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF UFRJ como ferramenta para desenvolver habilidades informacionais dos usuários. O relato aponta uma problemática contemporânea a respeito da utilização de mídias sociais nas Unidades de Informação e organização de conteúdos virtuais. Objetivo: tem como objetivo avaliar a funcionalidade do canal de vídeos, objetivando assim enquadrá-lo como uma ferramenta de disseminação de informação em consonância com as demandas do público alvo. Metodologia: a metodologia se caracteriza na tipologia de caráter exploratório, teor qualiquantitativo; e envolveu no seu desenvolvimento atividades ligadas a métodos e técnicas aplicados. Resultados: os resultados indicaram que o canal de vídeos é uma importante ferramenta para capacitar usuários na utilização de fontes de informação ligadas ao cenário científico da Física. Constatou-se, também, que o relato contribuiu para reafirmar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Biblioteca do IF UFRJ, no momento que possibilitou capacitar os usuários através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível na Internet. Conclusão: a conclusão é que a implementação do canal de vídeos possibilitou alcançar de maneira mais ágil e efetiva as demandas dos usuários que utilizam a Unidade de Informação e o consequente desenvolvimento de habilidades informacionais.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8667336
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