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A educação pública em Rousseau
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Palavras-chave

Rousseau. Educação pública. Educação da natureza. Seguir a natureza.

Como Citar

Almeida Júnior, J. B. (2012). A educação pública em Rousseau. Filosofia E Educação, 4(2), 125–151. https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635427

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação pública em Rousseau e verificar em que medida se relaciona com a proposta da educação doméstica. Os dois modelos são irremediavelmente paradoxais: enquanto a máxima de um é “seguir a natureza”, do outro é “desnaturar”. Apesar disto, a educação pública descrita no modelo para a Polônia apresenta uma série de elementos comuns ao Emílio o que indica que, de certa forma, a educação da natureza pode contribuir para com as especificidades da educação pública. Para desenvolver esta concepção valer-nos-emos de parte da bibliografia crítica sobre a educação em Rousseau, especialmente autores nacionais.
https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635427
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