Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos

Autores

  • Celi Nelza Zülke Taffarel Universidade Federal da Bahia
  • Joelma de Oliveira Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490

Palavras-chave:

Epistemologia. Pesquisa educacional. Educação física. Pós-Modernismos.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a epistemologia e as teorias do conhecimento da pesquisa em Educação e Educação Física, explicitando as reações aos pós-modernismos. Apresenta as correntes pós-modernistas que vem influenciando estas áreas e localiza as diversas viradas epistemológicas, tais como a "virada linguistica" "hermenêutica" e "pragmática". Resgata a ontologia como base que da o sentido a essas reações contras essas "viradas" e busca mostrar as teorias do conhecimento e as perspectivas histórico-sociais que estão em confronto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zülke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Professora doutora titular na FACED/UFBA, com especialização em Ciências do Esporte na UFPE.

Joelma de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Professora do Curso de Educação Física  Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2010-09-10

Como Citar

Taffarel, C. N. Z., & Albuquerque, J. de O. (2010). Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos. Filosofia E Educação, 2(2), 8–52. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490