Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação
DOI:
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635498Palavras-chave:
Genealogia. Pós-Estruturalismo. Educação.Resumo
Este trabalho procura mapear, a partir de um estudo bibliográfico, a genealogia enquanto referencial teórico metodológico pós-estruturalista. Como resultado, observa-se que a genealogia aparece de forma contínua e com muitas similaridades em Nietzsche, Foucault e Deleuze, contudo, na educação trata-se ainda de uma perspectiva teórica metodológica pouco explorada. São elementos da genealogia: questionar o conhecimento, o saber e as verdades; questionar quem as produzem e em que condições, fazendo emergir as relações de poder que as tornam possíveis; por fim, entrar no campo da genealogia é colocar em foco saberes antes não considerados, é trazer à tona o marginal e o impensado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-09-07
Como Citar
Moruzzi, A. B., & Abramowicz, A. (2010). Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação. Filosofia E Educação, 2(2), 168–181. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635498
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.