Banner Portal
Memória e história na sala de aula: a experiência do indivíduo
PDF

Palavras-chave

Memória. História. PCNs

Como Citar

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Memória e história na sala de aula: a experiência do indivíduo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 4–18, 2009. DOI: 10.20396/rfe.v1i1.8635549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635549. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Procura-se pensar as relações entre memória e história na sala de aula e como é possível articular o ensino de História com a experiência do indivíduo. Inicialmente, apresenta-se uma discussão que problematiza essas relações do ponto de vista da formação do indivíduo num sentido amplo, o que não exclui as reflexões educacionais. Num segundo momento, demonstra-se como a questão problematizada aparece no Caderno de História dos PCNs.  

https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635549
PDF

Referências

ADORNO, T.W. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, vol. I. São Paulo: Ed. Brasiliense, pp. 114-119, 1985 (e).

BENJAMIN, W. Infância em Berlim por volta de 1900. Obras escolhidas, vol. II. 5. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, pp. 71-142, 1995.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. Obras escolhidas, vol. III. 3. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994, pp. 103-150.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREUD, S. Lembranças encobridoras (1899). Obras completas, vol. III. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1976.

FREUD, S. Psicopatologia da vida cotidiana (1901). Obras completas, vol. VI. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1976

GALZERANI, M. Carolina Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A. L. G. et alli (orgs.) Por uma cultura da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

PAZ, Octávio. Sóror Juana Inés de la Cruz: as armadilhas da fé. Trad. Wladir Du- pont. São Paulo: Ed. Mandarim, 1998.

ROUANET, S. P. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.