A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará

Autores

  • Michele Sacardo Universidade Federal de Goiás
  • Alessandra Espíndola Cardoso Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647172

Palavras-chave:

Produção do conhecimento. Educação Física. Ceará

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará. As conclusões apontaram que o desafio que se coloca é a constituição de Programas de Pós Graduação em Educação Física para o Nordeste que superem as lacunas impostas pela própria política de Pós-Graduação na área 21, que privilegia a subárea da biodinâmica e intensifica a fragmentação do conhecimento entre as ciências humanas e sociais, e as ciências biológicas e da saúde, identificadas pelas características das tendências temáticas, epistemológicas e teóricas, que apontam para diferentes perspectivas de formação humana

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Sacardo, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG/Regional Jataí); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG/REJ); Cursos de Educação Física (CISAU-UFG/REJ)

Alessandra Espíndola Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG/REJ)

Referências

CHAVES, M. A produção do conhecimento em Educação Física nos Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) 1982-2004: balanço e perspectivas. Tese (Pós-doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. 589p.

CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa na Educação Física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: edUFAL, 2009.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-omega, 2004.

SACARDO, M. S. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 2012. 255f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2 ed. rev. e amp. Maceió: EDUFAL, 2010. 215 p.

Downloads

Publicado

2016-12-04

Como Citar

Sacardo, M., & Cardoso, A. E. (2016). A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará. Filosofia E Educação, 8(3), 193–218. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647172