Banner Portal
A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Produção do conhecimento. Educação Física. Ceará

How to Cite

SACARDO, Michele; CARDOSO, Alessandra Espíndola. A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 193–218, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i3.8647172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647172. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará. As conclusões apontaram que o desafio que se coloca é a constituição de Programas de Pós Graduação em Educação Física para o Nordeste que superem as lacunas impostas pela própria política de Pós-Graduação na área 21, que privilegia a subárea da biodinâmica e intensifica a fragmentação do conhecimento entre as ciências humanas e sociais, e as ciências biológicas e da saúde, identificadas pelas características das tendências temáticas, epistemológicas e teóricas, que apontam para diferentes perspectivas de formação humana

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647172
PDF (Português (Brasil))

References

CHAVES, M. A produção do conhecimento em Educação Física nos Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) 1982-2004: balanço e perspectivas. Tese (Pós-doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. 589p.

CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa na Educação Física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: edUFAL, 2009.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-omega, 2004.

SACARDO, M. S. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 2012. 255f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2 ed. rev. e amp. Maceió: EDUFAL, 2010. 215 p.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Download data is not yet available.