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Representações sociais da Filosofia como disciplina obrigatória num centro de Ensino Médio em Ceilândia, DF
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Palavras-chave

Educação. Ensino médio. Representações sociais.

Como Citar

LOPES, Pedro Alves. Representações sociais da Filosofia como disciplina obrigatória num centro de Ensino Médio em Ceilândia, DF. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 181–199, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i2.8647413. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647413. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa promove uma discussão sobre as representações sociais referentes à disciplina escolar Filosofia e a seu ensino. Parte-se de um questionário aberto, levando o entrevistado a responder, usando frases e orações com o objetivo de levantar conceitos, concepções, imagens e juízos sobre a Filosofiaenquanto disciplina do Ensino Médio. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise do discurso, como forma de estudo das respostas às questões abertas. O estudo das representações sociais foi orientado pelo modo como Serge Moscovici trata o conceito de “representação social” na perspectiva da psicologia social contemporânea.
https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8647413
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