Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo"

Autores

  • Pedro Xavier Russo Bonetto Universidade Ibirapuera
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651029

Palavras-chave:

Currículo cultural. Deleuze. Guattari. Pedagogia do conceito.

Resumo

O artigo em questão trata do conceito de “escrita-currículo”, produzido no âmbito da perspectiva cultural de Educação Física. A partir da “pedagogia do conceito” inscrita na perspectiva filosófica de Félix Guattari e Gilles Deleuze (2010), analisamos o referido conceito tomando como referência os elementos de: assinatura, historicidade, campo de imanência, elementos e componentes, multiplicidade, personagem conceitual, traços de intensidade e objetividade. Assim, vimos que o conceito procura movimentar de uma outra forma as práticas pedagógicas prescritas, fixas, rígidas, tradicionais, tecnicistas, procedimentais, acríticas, homogeneizantes, moralizantes, deterministas e sequenciais. 

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Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Universidade Ibirapuera

Mestre em Educação pela FEUSP na sub-área Didática Teorias de Ensino e Práticas Pedagógicas, doutorando em Educação pela FEUSP na sub-área Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças. Professor da Universidade Ibirapuera. Membro do grupo de pesquisa em Educação Física escolar. www.gpef.fe.usp.br

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar. www.gpef.fe.usp.br 

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo". Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 406-437, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8651029. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651029. Acesso em: 27 out. 2020.

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