A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância.

Autores

  • Juliana Cristina Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652001

Palavras-chave:

Educação. Criança. Infância. Paideia.

Resumo

Estuda as origens do pensamento filosófico ocidental sobre Educação, a partir da sociedade grega antiga, de base escravocrata. Destaca as diferentes etapas de formação da concepção grega de Educação ou Paideia e discute seus significados e desdobramentos. Aponta a Paideia como um ideal de educação plena, educar para a vida, como processo de formação humana. Estuda topicamente as etapas da organização da educação e da escola no Brasil. Analisa as políticas sociais e educacionais e explicita as características autoritárias e excludentes da sociedade e, por conseguinte, da escola no Brasil. Afirma suas características adultocêntricas e impositivas e aponta ser necessária uma superação das marcas e dos determinantes de natureza social e política para a construção ou para a emergência de práticas de reconhecimento da Criança e da Infância no Brasil. A prática pedagógica de acolhimento da Criança na escola necessita de superações de natureza filosófica e política dos estigmas das formações pedagógicas dominantes.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina Costa, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA.

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

Costa, J. C. (2018). A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância. Filosofia E Educação, 10(1), 121–135. https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652001