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A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional
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Palavras-chave

Gadamer. Hermenêutica filosófica. Educação.

Como Citar

GUSMÃO, José Lucas Omena; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; LIMA, Walter Matias. A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 379–405, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8652454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652454. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa a analisar as ideias centrais de Gadamer, mais especificamente sua Hermenêutica Filosófica, buscando a articulação desses postulados com a educação. Para tanto, é feito um resgate em torno do surgimento da educação, trabalhando-se, ainda, noções gerais dos primórdios da Filosofia e da chamada Filosofia da educação, enfatizando os principais fundamentos gadamerianos e suas possíveis interligações com o cenário educacional atual, tentando, assim, instigar a reflexão em torno das potencialidades pedagógicas da hermenêutica filosófica na busca de alternativas para alguns problemas visualizados no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8652454
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