A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8652454

Palavras-chave:

Gadamer. Hermenêutica filosófica. Educação.

Resumo

O presente artigo visa a analisar as ideias centrais de Gadamer, mais especificamente sua Hermenêutica Filosófica, buscando a articulação desses postulados com a educação. Para tanto, é feito um resgate em torno do surgimento da educação, trabalhando-se, ainda, noções gerais dos primórdios da Filosofia e da chamada Filosofia da educação, enfatizando os principais fundamentos gadamerianos e suas possíveis interligações com o cenário educacional atual, tentando, assim, instigar a reflexão em torno das potencialidades pedagógicas da hermenêutica filosófica na busca de alternativas para alguns problemas visualizados no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.

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Biografia do Autor

José Lucas Omena Gusmão, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Filosofia/Licenciatura - Universidade Federal Alagoas - UFAL; Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Sergipe - UFS; Doutorando em educação - Universidade Federal de Alagoas -UFAL/CEDU. Professor de filosofia UFAL-Campus Santana do Ipanema.

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas

É doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, integrante do Grupo do Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq), vice-diretora e docente da Faculdade da SEUNE , professora formadora em Educação a Distância do Instituto Federal de Alagoas, além de Professora Substituta da Universidade Federal de Alagoas. Professora das Disciplinas Direito da Infância e da Juventude, Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia Geral e Jurídica, Sociologia Geral e Jurídica, Seminário Integrador e Produção do Conhecimento: ciência e não ciência.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II. Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação.

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

GUSMÃO, J. L. O.; PALMEIRA, L. L. de L.; LIMA, W. M. A hermenêutica filosófica de Gadamer e sua contribuição para o cenário educacional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 379-405, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8652454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652454. Acesso em: 27 out. 2020.