Banner Portal
A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã
PDF

Palavras-chave

Paideia grega. Paideia cristã. Cristianismo. Civitas. Areté.

Como Citar

FREITAS, Charles Lamartine de Sousa. A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 287–309, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8653602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653602. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.
https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8653602
PDF

Referências

BORTOLINI, Rosane Wandscheer. A paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego. Filos. e Educ., Campinas, SP, v.10, n.1, p.21-36, jan./abr. 2018.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

COSTA NUNES, Ruy Afonso da. História da Educação na Antiguidade Cristã. Campinas: Kírion, 2018.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

JAEGER, Werner Wilhelm. Cristianismo primitivo e paidéia grega. Santo André (SP): Academia Cristã, 2014.

LESKY, Albin. História da literatura grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010.

NUNES, César. A pedagogia cristã: ensinar a todos, aprender pelo amor. In: DASSOLER, Olmira Bernadete. Escolas católicas: uma gestão em rede para a longevidade da obra. Curitiba: Positivo, 2018.

NUNES, César. Aprendendo filosofia. Campinas: Papirus, 1987.

NUNES, César. O Direito à Educação como Direito: passos e descompassos da política educacional brasileira no limiar do terceiro milênio, 2018.

VIEIRA, Paulo Eduardo. A gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica. In: Filos. e Educ., Campinas, SP, v.10, n.1, p.166-183, jan./abr. 2018.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.