A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8653602

Palavras-chave:

Paideia grega. Paideia cristã. Cristianismo. Civitas. Areté.

Resumo

Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.

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Biografia do Autor

Charles Lamartine de Sousa Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e em Teologia, pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum - Roma/Itália. Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior, pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma/Itália. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é Professor e Diretor Geral da Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM).

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

FREITAS, C. L. de S. A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 287-309, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8653602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653602. Acesso em: 27 out. 2020.