Resumo
O trabalho que aqui se propões tem por objetivo analisar as obras de Immanuel Kant buscando sintetizar suas contribuições para a compreensão da filosofia enquanto atitude filosófica, num diálogo com as pedagogias ativas, bem como refletir sobre os métodos para o seu ensino. A pesquisa partirá de um viés bibliográfico a fim de trazer os conceitos de autonomia e esclarecimento para uma reflexão sobre os métodos adequados para o despertar de uma consciência filosófica. Embora distante de sua finalidade, a educação deve manter-se em constante busca por melhorias, pelo desenvolvimento da humanidade em todas as suas esferas.
Referências
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na produção da formação crítica do estudante: o uso de metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
DALBOSCO, Claudio A. Kant e a educação. Coleção Pensadores e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2. ed. rev., 2008.
KANT, Immanuel. Anúncio do programa do semestre de inverno de 1765-1766. In: Theoretical Philosophy, 1755-1770. Cambridge: University Press, 1992.
KANT, Immanuel. Lógica. [Excertos da] introdução. Universidade da Beira Interior: LusoSfofia, 2009.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é “esclarecimento”?. In: Immanuel Kant A Paz Perpétua e outros Opúsculos. Lisboa, Edições 70, 2004.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontenella. 2. ed. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1999.
LEITE, Serafim. Decimalia - Ensino da Filosofia no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura e Educação, 1959.
MURCHO, D. A natureza da filosofia e seu ensino. Dossiê Ensino de Filosofia. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 79-100, jul./dez. 2008.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
WESTBROOK, Roberto; TEIXEIRA, Anísio; ROMÃO, José Eustáquio; RODRIGUES, Verone Lane (Org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.