Banner Portal
Educar para um novo conceito de cidadania
PDF

Palavras-chave

Filosofia
Epistemologia
Cidadania

Como Citar

MAIA, João Jerónimo Machadinha. Educar para um novo conceito de cidadania: fundamentos filosóficos e epistemológicos . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i1.8658404. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658404. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

Este artigo procura estabelecer os fundamentos filosóficos e epistemológicos que permitam suportar a educação para a cidadania, tendo em vista um novo conceito de cidadania que responda às necessidades da sociedade contemporânea. Neste âmbito, o artigo confronta autores clássicos com o intuito de indagar acerca dos limites e da natureza do conhecimento e da ação humana. A obra destes autores será relacionada com o trabalho de investigadores recentes, na área da epistemologia experimental e da psicologia. Isto permitirá tirar as conclusões desejadas, não perdendo de vista as caraterísticas e os desafios da sociedade contemporânea.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i1.8658404
PDF

Referências

ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. História da pedagogia. Lisboa: Livros Horizonte, 1969.

ABREU, Manuel Viegas. Cinco ensaios sobre a motivação. Coimbra: Livraria Almedina, 1998.

AMARAL, Carlos Pacheco. Em torno do conceito de cidadania. IN: Maria Manuela Tavares Ribeiro (Ed.). Europa em Mutação: Cidadania. Identidades. Diversidade Cultural. Coimbra: Quarteto, 2003, p.289-310.

BOUTROUX, Émile. Kant. 2ª.ed.. Lisboa: Editorial Inquérito, s/d.

CANÁRIO, Rui. Educação e perspectivas de desenvolvimento do interior. Disponível em: http:www.presidenciarepublica.pt/pt/biblioteca/outros/interioridade/1_3.html. Acesso em: 01. 10. 2003.

DELGADO, Buenaventura. Historia de la infancia. Barcelona: Editorial Ariel, 1998.

DESCARTES, René. Meditações sobre a Filosofia primeira. Coimbra: Livraria Almedina, 1976.

FICHTE, Johann Gottlieb. Lições sobre a vocação do sábio. Lisboa: Edições 70, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Historia de Jesús. Madrid: Taurus Ediciones, 1975.

HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições 70, 1989.

HUME, David. Tratado da natureza humana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 1997.

KANT, Immanuel. Réflexions sur l´education. Paris: Librairie Philosophique J.Vrin, 1974.

LOURENÇO, Orlando Martins. Psicologia do desenvolvimento cognitivo: teoria, dados e implicações. Coimbra: Livraria Almedina, 1997.

MAIA, João. Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia – Analise da realidade educativa portuguesa. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2018.

QUARESMA, Ana Paula Lopes de Oliveira. Kant-Piaget: Preliminares a uma análise epistemológica. 1994. 215 p. Tese de Mestrado em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra.

ROIG, María José Añón. Ciudadanía diferenciada y derechos de las minorías. In: Javier de Lucas Martin (ed.). Derechos de las minorias en una sociedad multicultural. Madrid: Escola Judicial – Consejo General del Poder Judicial, 1999, p.43-118.

SANTOS, António Almeida. Avisos à Navegação. Lisboa: Editorial Notícias, 2000.

SANTOS, Boaventura Sousa. Os processos da globalização. IN: Boaventura Sousa Santos (Ed.). Globalização: fatalidade ou utopia? Porto: Edições Afrontamento, 2001, p.31-98.

SPRINTHALL, Norman A.; COLLINS, W. Andrew. Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

STIGLITZ, Joseph Eugene. Globalização: A grande desilusão. Lisboa: Terramar, 2002.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.