Corpos utópicos e heterotópicos

da Filosofia à Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i1.8658578

Palavras-chave:

Corpo utópico, Corpo heterotópico, Educação em ciências

Resumo

Este ensaio aborda a problemática do corpo na educação em ciências. Para tanto, toma como exemplo o corpo utópico utilizado na ciência, colocando-o em uma perspectiva crítica a partir do seu não reconhecimento como modelo corporal. Como contraponto, trabalha com a ideia de corpo heterotópico, como corpo real, singular, que se produz e se traduz como prática de resistência. A partir deste conceito evidencia-se o potencial da educação em ciências para a estetização da ciência, recolocando a discussão do reconhecimento e da autodeterminação do outro como pauta para uma agenda formativa humanística, comprometida com uma ético-estética das alteridades na ciência.

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Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

FERRARO, J. L. S. Corpos utópicos e heterotópicos: da Filosofia à Educação em Ciências . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i1.8658578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658578. Acesso em: 25 set. 2021.