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Gêneros discursivos na esfera acadêmica
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Palavras-chave

Educação especial
Ensino Superior
Gêneros discursivo-textuais

Como Citar

CORDEIRO RODRIGUES, Laís; DE CÁSSIA ANTONIA NESPOLI RAMOS, Rita. Gêneros discursivos na esfera acadêmica: desafios e possibilidades na formação do graduando cego. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8658970. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658970. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo busca compreender como são disponibilizadas experiências de aprendizagem em práticas textuais, próprias ao ensino superior, ao graduando cego e como ele responde a essas propostas. A partir da perspectiva enunciativo-discursiva, consideramos que os dizeres são perpassados/constituídos por discursos sobre a inclusão e sobre a acessibilidade. Desse modo, foi possível entender que as condições de acesso ao discurso sistematizado não correspondem a uma mera disponibilização do material adaptado. As narrativas dos participantes indicam as surpresas, as possibilidades, os desafios e os questionamentos envolvidos no processo formativo e convocados na esfera acadêmica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8658970
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