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O Curso de pedagogia, sua constituição e os desafios para pensar sua identidade profissional
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Palavras-chave

Pedagogia
Formação de professores
Identidade profissional

Como Citar

AGUDO, Marcela de Moraes. O Curso de pedagogia, sua constituição e os desafios para pensar sua identidade profissional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659013. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Buscamos compreender a formação do pedagogo englobando aspectos que constituem conflitos. Para isso, foi importante entender a constituição da formação do pedagogo, suas polêmicas, seus diferentes posicionamentos e problemáticas, além dos desafios que influenciam o necessário aprofundamento dos conteúdos nesse processo. Concluímos que é necessário recuperar o debate que visa a formação do profissional pedagogo de maneira aprofundada em relação à competência técnica e ao compromisso político considerando a identidade de classe daqueles que estão na escola pública, sendo fundamental formar o pedagogo frente aos desafios da realidade material da vida do trabalhador da educação nesta sociedade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659013
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