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A pedagogia no Brasil e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica
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Palavras-chave

Pedagogia
Pedagogia Histórico-crítica
Resistência

Como Citar

LOPES, Silmara Aparecida; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. A pedagogia no Brasil e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659020. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, ao apresentar brevemente os antecedentes históricos que culminaram na estrutura atual do curso de Pedagogia no Brasil no bojo da constituição histórica das teorias pedagógicas no contexto brasileiro, busca-se, no período de 1939-2019, evidenciar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica como forma de resistência e de luta tanto em relação aos processos que visam à superação da sociedade atual quanto em relação à formação inicial e continuada de professores, que, hegemonicamente, ancoram-se nas teorias pedagógicas contemporâneas ligadas ao neoliberalismo e ao pós-modernismo

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659020
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