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Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo
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Palavras-chave

Projeto educacional
Teoria crítica
Habermas

Como Citar

BETTINE, Marco. Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659131. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659131. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O projeto educacional no iluminismo é normalmente associado ao conceito moderno de ciência. Processo que se inicia na ilustração e que vai possibilitar as revoluções políticas e econômicas dos séculos seguintes. No entanto, o que assistimos foi a (a) distribuição e o acesso aos bens de forma assimétrica atingindo grupos sociais restritos e específicos; (b) mercantilização do projeto educacional. Neste ensaio vamos trabalhar com estas ideias principais discutindo a questão de paradigmas e meta-relatos na sociedade atual e como a virada linguística habermasiana pode auxiliar para um processo educativo inclusivo e comunicativo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659131
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