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As influências da Escola Nova na concepção de manuais pedagógicos da área de linguagem
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Palavras-chave

Didáticas disciplinares
Escola Nova
Manuais pedagógicos

Como Citar

CARDOSO MOURA, Marco Aurélio; NONATO GOMES SANTOS, Sandoval. As influências da Escola Nova na concepção de manuais pedagógicos da área de linguagem. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659330. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659330. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo propõe discutir o papel que a Escola Nova exerce na concepção de manuais de formação de professores para a área de linguagem, especificamente pela análise do manual Metodologia da Linguagem, de Orlando Leal Carneiro, publicado em 1959. Para tanto, inicialmente, procede a uma análise de postulados da psicologia experimental sintetizados por Jean Piaget. Em seguida, recupera o vínculo histórico da Escola Nova, no Brasil, com a psicologia experimental. Por fim, debruça-se sobre o manual, por meio de pesquisa documental e análise textual, buscando entender uma dimensão da história da formação docente no Brasil e seu vínculo com a Escola Nova.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659330
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Referências

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