Banner Portal
Sobre a pedagogia em disputa
PDF

Palavras-chave

Pedagogia
Escola
Subjetividades

Como Citar

SILVA, Robson Guedes da. Sobre a pedagogia em disputa: entre perspectivas e desafios no campo da educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659337. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659337. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este ensaio teórico busca estabelecer uma reflexão em torno do campo da pedagogia, percebendo-o como um campo em disputas. Intenta pensar nos desafios que emergem no campo da educação nos dias atuais, se nutrindo de discussões acerca da instituição escolar e sua produção de subjetividades, assim como da emergência do campo da pedagogia como efeito da produção na modernidade de uma sociedade educativa.  É tensionando no presente as práticas conservadoras que o neoliberalismo fomenta para o campo da educação, que este ensaio, compreende a reflexão teórica como importante ferramenta de articulação político-pedagógica, possibilitando novas narrativas sobre o campo da educação.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659337
PDF

Referências

BISSOLLI DA SILVA, Carmem Silvia. Curso de Pedagogia no Brasil: uma questão em aberto. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade. Tradução Luiz Orlandi. Rio de Janeiro: Ed.34, 2012.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GADELHA, Sylvio. Governamentalidade neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. Educação & Realidade. V. 34, n. 2, p. 171, mai/ago, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LARROSA, Jorge. Imagens do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 2000.
NOGUERA-RAMIREZ. Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SOUZA, Solange Jobim e. Subjetividade em questão: infância como crítica da cultura. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005.

STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Tradução Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

VARELA, Julia e URIA, Fernando Alvarez. A maquinaria escolar. Teoria e educação, v.6, 1999.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2007.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.