Banner Portal
Da Paideia na Antiguidade à Pedagogia na Contemporaneidade
PDF

Palavras-chave

Filosofia
Pedagogia
Ciência

Como Citar

SANCHEZ, Liliane. Da Paideia na Antiguidade à Pedagogia na Contemporaneidade: os desafios da educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8659396. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659396. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

Este artigo busca apresentar as principais concepções educativas presentes em diferentes períodos da história da humanidade, variando da Antiguidade Clássica, com o modelo da Paidéia, aos dias atuais, em que a Pedagogia se apresenta como “ciência da educação”. Através de uma breve contextualização dos diferentes arranjos de sociedade de cada época, busca analisar as relações existentes entre eles e as características próprias de cada projeto de formação humana correspondente.  Ao final, pretende levantar algumas reflexões sobre o estatuto da Pedagogia como “ciência”, abordando os desafios que isso institui para a relação entre os sujeitos da escola e o processo de ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659396
PDF

Referências

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
CASTORIADIS, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 A.
_____________________. As Encruzilhadas do Labirinto II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 B.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis/RJ: Vozes, 1991.
PLATÃO. A República. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2004.
________. Mênon. Sâo Paulo: Ed. Loyola, 2001.
________. Protágoras. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1970.
VALLE, Lílian do. A educação como enigma. Saúde, sexo e educação. Rio de Janeiro: IBMR, Ano VII, n. 21, 2000.
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia IV – Introdução à ética filosófica I. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.