Quatro aulas e a experiência da pandemia

Autores

  • Reginaldo Rodrigues Raposo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661274

Palavras-chave:

Educação na pandemia, Filosofia da educação, Centro de mídias

Resumo

O artigo busca principalmente descrever tanto a experiência de duas aulas em um estágio iniciado em uma escola estadual na Zona Leste da cidade de São Paulo, a interrupção das atividades no colégio durante o período da crise sanitária, quanto duas aulas do Centro de Mídias transmitidas durante o isolamento social. Do mesmo modo, a partir das descrições, sugere-se algumas discussões de caráter filosófico sobre a educação neste contexto à luz de contribuições de pensadores de língua alemã do início dos séculos XIX e XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. In.: Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002, pp. 20 a 28.
CHAUI, M. “Ideologia e educação”. In.: Educação e sociedade. Campinas, ano II, n. 5, jan. 1980, pp. 245 a 257.
Currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Secretaria da Educação. Coordenação geral de Maria Inês Fini; coordenação de área de Paulo Micelli. São Paulo: SEE, 2010, pp. 114 a 131.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013.
GOETHE, J. W. Divã Ocidento-Oriental. Tradução de Daniel Martineschen. São Paulo: Estação Liberdade, 2020.
____. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2006.
____. Sämtliche Werke. Briefe, Tagebücher und Gespräche (1828-1832). Volume 11 (38). Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1993.
KOHAN, W. O. “Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano”. In.: Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 125-138, set./dez., 2010, pp. 125 a 138.
MANN, T. A montanha mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Nova Fronteira, 1952.
PEREIRA, O. P. “Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia”. In.: Dissenso: revista de estudantes de filosofia, n. 2, 1999, pp. 131 a 139.
SILVA, R. T. “Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?”. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 27, p. 87-96, Jul./Dez. 2009, pp. 87 a 96.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

RODRIGUES RAPOSO, R. Quatro aulas e a experiência da pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661274. Acesso em: 28 nov. 2021.