Banner Portal
Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação
PDF

Palavras-chave

Educação
Cultura digital
Pandemia COVID-19.

Como Citar

SANTOS, José Douglas Alves dos; SANTOS, Maria Edivania Alves dos; MEZZAROBA, Cristiano. Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661568. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Neste ensaio abordamos os impactos da pandemia do novo coronavírus e como isso resultou em mudanças nas práticas educativas que se configuram ainda incipientes. Antes de descrever as consequências provenientes da Covid-19 no exercício docente e nas ações pedagógicas escolares, fazemos uma contextualização inter-relacionando distintos cenários socioculturais: desde o global, com informações sobre o vírus em larga escala, ao nacional e local – quando o vírus deixa de ser uma ameaça distante e se aproxima cada vez mais de nosso país, tornando-se parte de nossa realidade. Ao final, complementamos a reflexão tendo como horizonte os caminhos possíveis da Educação com a cultura digital.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661568
PDF

Referências

ADAMS, Douglas. O salmão da dúvida. São Paulo: Arqueiro, 2014.

AFP – Agence France Presse.Historicamente pobre, Nordeste enfrenta caos com o coronavírus. Rio de Janeiro, mai., 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/05/29/historicamente-pobre-nordeste-enfrenta-caos-com-o-coronavirus.htm>. Acesso em: 20 set. 2020.

AGÊNCIA SAÚDE. Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Ministério da Saúde, Brasília, abr. 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46646-cerca-de-5-milhoes-de-profissionais-de-saude-serao-cadastrados>. Acesso em: 20 set. 2020.

ALEGRETTI, Laís. Os 4 avanços no tratamento que reduzem risco de morte por Covid-19. BBC News Brasil, de Londres, Ago., 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-53678063>. Acesso em: 19 set. 2020.

ALVES, Patrícia Maria. Corra para as colinas! Pandemia da Covid-19 causa fenômeno de migração urbana. Folha de Londrina, Londrina, Abr., 2020. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/folha-mais/corra-para-as-colinas-pandemia-da-covid-19-causa-fenomeno-de-migracao-urbana-2988281e.html>. Acesso em 19 set. 2020.

BARRET, Christopher D.; YAFFE, Michael B. Covid-19: all the wrong moves in all the wrong places. Science Signaling, Washington DC, vol. 13, n. 649, 15 set., 2020. Disponível em: <https://stke.sciencemag.org/content/13/649/eabe4242/tab-pdf>. Acesso em 30 set. 2020.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível: <https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf>. Acesso: 05 out. 2020.

BOWLES, Nellie. La interacción humana es unlujoenla era de laspantallas. The New York Times, New York, mar., 2019. Disponível em: <https://www.nytimes.com/es/2019/03/26/espanol/opinion/tecnologia-pantallas-contacto.html>. Acesso em 19 set. 2020.

COUTO, Mia. O vírus não pode ser entendido como o vilão da história – Entrevista de Ubiratan Brasil com Mia Couto. O Estado de S. Paulo, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,mia-couto-o-virus-nao-pode-ser-entendido-como-o-vilao-da-historia,70003300582>. Acesso em: 20 set. 2020.

CRODA, Julio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Brasília, v. 29, n. 1, mar., 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000100021>. Acesso em: 19 set. 2020.

CUNHA. J.M.; BAENINGER, R. A migração nos estados brasileiros, no período recente: principais tendências e mudança. In: Encontro Nacional Sobre Migração, 2., Anais... Belo Horizonte: Abep, 2000. p. 117-165.

DAWKINS, Richard. Ciência na alma: escritos de um racionalista fervoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 108, p. 545-554, Set., 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0545.pdf>. Acesso em 19 set. 2020.

FANTIN, Monica. Alfabetização midiática na escola. Trabalho apresentado no Seminário VII Seminário “Mídia, Educação e Leitura” do 16º COLE, Campinas, jul., de 2007. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf>. Acesso em 19 set. 2020.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 437-452, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss2articles/fantin.pdf>. Acesso em 20 set. 2020.

FANTIN, M. RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.0. Curitiba: Positivo Informática, 2004. CD-ROM.

GESTRADO/UFMG -Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Relatório Técnico. Confederação Nacional Dos Trabalhadores Em Educação (CNTE), Belo Horizonte, jul., 2020. Disponível em: <https://www.cnte.org.br/images/stories/2020/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_julho2020.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

GONÇALO JUNIOR, Sem dinheiro por restrições da quarentena, migrantes voltam para cidades natais no Nordeste. O Estado de S. Paulo, São Paulo, jun., 2020. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,sem-dinheiro-por-restricoes-da-quarentena-migrantes-voltam-para-cidades-natais-no-nordeste,70003315951/>. Acesso em 19 set. 2020.

GUIMARÃES, Ligia. Coronavírus: profissionais de saúde relatam hostilidade no transporte público de SP. BBC News Brasil, São Paulo, mar., 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51983987>. Acesso em 20 set. 2020.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LOYOLA, Rafael. Crise da Covid-19 é só uma prévia do colapso climático. Nexo Jornal, São Paulo,Jun. 2020. Disponível em: <https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Crise-da-covid-19-%C3%A9-s%C3%B3-uma-pr%C3%A9via-do-colapso-clim%C3%A1tico>. Acesso em: 20 set. 2020.

MACHADO, Rosana Pinheiro. Coronavírus: Bolsonaro só acredita na ‘ciência’ quando o resultado lhe interessa. The Intercept Brasil, Rio de Janeiro, Mar., 2020. Disponível em: <https://theintercept.com/2020/03/31/coronavirus-bolsonaro-anti-ciencia/>. Acesso em: 19 set. 2020.

MEZZAROBA, Cristiano. Professores “mestres do amanhã” na urgência do presente. Ensenanza Estudos Sociais, Florianópolis, Set., 2020. Disponível em: <https://ensenanzaestudossociais.blogspot.com/2020/09/professores-mestres-do-amanha-na.html>. Acesso em: 20 set. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resposta nacional e internacional de enfrentamento ao novo coronavírus. Brasília, Governo Federal. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/>. Acesso em 20 de set. 2020.

NBC. NYC Poison Control Calls for Bleach, Lysol Double After Trump Disinfectant Comment. NBC, New York, Abr., 2020. Disponível em: <https://www.nbcnewyork.com/news/local/nyc-poison-control-calls-for-bleach-lysol-double-after-trump-disinfectant-comment/2389593/>. Acesso em: 19 set. 2020.

OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos para migração no Brasil e retorno ao Nordeste: padrões etários, por sexo e origem/destino. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 19, n. 4, p. 134-143, Dez., 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009&lng=en&nrm=iso>. Accesso19 set. 2020.

OLIVEIRA, Joana. Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho. El País, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-21/em-meio-a-rotina-de-aulas-remotas-professores-relatam-ansiedade-sobrecarga-de-trabalho.html>. Acesso em: 20 set. 2020.

PITOMBO, João Pedro; VALADARES,João. Com retorno de migrantes, Covid-19 avança no Nordeste. Folha de S. Paulo, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/05/com-retorno-de-migrantes-covid-19-avanca-no-nordeste.shtml>. Acesso em 19 set. 2020.

ROSA, Ana Beatriz. O que acontece quando um ‘negador da ciência’ se torna presidente. HuffPost Brasil, São Paulo, Ago., 2019. Disponível em:<https://www.huffpostbrasil.com/entry/bolsonaro-ciencia_br_5d4de8d8e4b0fc06ace7d376>. Acesso em 19 set. 2020.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Terra dos homens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

SANTAELLA, Lúcia. Prefácio. In: SALES, Mary Valda Souza (Org.) Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 7-9.

SCHMITT, Gustavo.O retorno ao nordeste em êxodo provocado pelo novo coronavírus. Época, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://epoca.globo.com/brasil/o-retorno-ao-nordeste-em-exodo-provocado-pelo-novo-coronavirus-24440023>. Acesso em 19 set. 2020.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SPEZIA, Adi. Sem territórios demarcados, povos do Nordeste enfrentam ao mesmo tempo a fome e a letalidade do vírus. CIMI, Rio Branco, set., 2020. Disponível em <https://cimi.org.br/2020/09/sem-territorios-demarcados-povos-do-nordeste-enfrentam-ao-mesmo-tempo-a-fome-e-a-letalidade-do-virus/>. Acesso em: 20 set. 2020.

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2019. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponivel em: <https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2018/>. Acesso em: 06 out. 2020.

TOKARNIA, Alessandra. Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa. Agência Brasil, Rio de Janeiro, mai., 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/brasil-tem-48-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-sem-internet-em-casa#:~:text=Os%20dados%20foram%20solicitados%20pelo,garantam%20a%20continuidade%20do%20aprendizado>. Acesso em: 20 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Director-General'sstatementon IHR EmergencyCommitteeon Novel Coronavirus (2019-nCoV). Publications, Genebra, 30 Jan., 2020. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov)>. Acesso em: 20 de set. 2020.

ŽIŽEK, Slavoj. Vírus, lockdown permanente e política. Outras mídias. São Paulo, 24 jun. 2020. Disponível em: <https://outraspalavras.net/outrasmidias/zizek-virus-lockdown-permanente-e-politica/>. Acesso em: 07 out. 2020.
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.