Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661568

Palavras-chave:

Educação, Cultura digital, Pandemia COVID-19.

Resumo

Neste ensaio abordamos os impactos da pandemia do novo coronavírus e como isso resultou em mudanças nas práticas educativas que se configuram ainda incipientes. Antes de descrever as consequências provenientes da Covid-19 no exercício docente e nas ações pedagógicas escolares, fazemos uma contextualização inter-relacionando distintos cenários socioculturais: desde o global, com informações sobre o vírus em larga escala, ao nacional e local – quando o vírus deixa de ser uma ameaça distante e se aproxima cada vez mais de nosso país, tornando-se parte de nossa realidade. Ao final, complementamos a reflexão tendo como horizonte os caminhos possíveis da Educação com a cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Douglas Alves dos Santos, UFSC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA)

Maria Edivania Alves dos Santos, UFS

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Servidora pública municipal - Professora de Educação Física do ensino fundamental II.

Cristiano Mezzaroba, UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

Referências

ADAMS, Douglas. O salmão da dúvida. São Paulo: Arqueiro, 2014.

AFP – Agence France Presse.Historicamente pobre, Nordeste enfrenta caos com o coronavírus. Rio de Janeiro, mai., 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/05/29/historicamente-pobre-nordeste-enfrenta-caos-com-o-coronavirus.htm>. Acesso em: 20 set. 2020.

AGÊNCIA SAÚDE. Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Ministério da Saúde, Brasília, abr. 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46646-cerca-de-5-milhoes-de-profissionais-de-saude-serao-cadastrados>. Acesso em: 20 set. 2020.

ALEGRETTI, Laís. Os 4 avanços no tratamento que reduzem risco de morte por Covid-19. BBC News Brasil, de Londres, Ago., 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-53678063>. Acesso em: 19 set. 2020.

ALVES, Patrícia Maria. Corra para as colinas! Pandemia da Covid-19 causa fenômeno de migração urbana. Folha de Londrina, Londrina, Abr., 2020. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/folha-mais/corra-para-as-colinas-pandemia-da-covid-19-causa-fenomeno-de-migracao-urbana-2988281e.html>. Acesso em 19 set. 2020.

BARRET, Christopher D.; YAFFE, Michael B. Covid-19: all the wrong moves in all the wrong places. Science Signaling, Washington DC, vol. 13, n. 649, 15 set., 2020. Disponível em: <https://stke.sciencemag.org/content/13/649/eabe4242/tab-pdf>. Acesso em 30 set. 2020.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível: <https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf>. Acesso: 05 out. 2020.

BOWLES, Nellie. La interacción humana es unlujoenla era de laspantallas. The New York Times, New York, mar., 2019. Disponível em: <https://www.nytimes.com/es/2019/03/26/espanol/opinion/tecnologia-pantallas-contacto.html>. Acesso em 19 set. 2020.

COUTO, Mia. O vírus não pode ser entendido como o vilão da história – Entrevista de Ubiratan Brasil com Mia Couto. O Estado de S. Paulo, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,mia-couto-o-virus-nao-pode-ser-entendido-como-o-vilao-da-historia,70003300582>. Acesso em: 20 set. 2020.

CRODA, Julio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Brasília, v. 29, n. 1, mar., 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000100021>. Acesso em: 19 set. 2020.

CUNHA. J.M.; BAENINGER, R. A migração nos estados brasileiros, no período recente: principais tendências e mudança. In: Encontro Nacional Sobre Migração, 2., Anais... Belo Horizonte: Abep, 2000. p. 117-165.

DAWKINS, Richard. Ciência na alma: escritos de um racionalista fervoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 108, p. 545-554, Set., 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0545.pdf>. Acesso em 19 set. 2020.

FANTIN, Monica. Alfabetização midiática na escola. Trabalho apresentado no Seminário VII Seminário “Mídia, Educação e Leitura” do 16º COLE, Campinas, jul., de 2007. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf>. Acesso em 19 set. 2020.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 437-452, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss2articles/fantin.pdf>. Acesso em 20 set. 2020.

FANTIN, M. RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.0. Curitiba: Positivo Informática, 2004. CD-ROM.

GESTRADO/UFMG -Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Relatório Técnico. Confederação Nacional Dos Trabalhadores Em Educação (CNTE), Belo Horizonte, jul., 2020. Disponível em: <https://www.cnte.org.br/images/stories/2020/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_julho2020.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

GONÇALO JUNIOR, Sem dinheiro por restrições da quarentena, migrantes voltam para cidades natais no Nordeste. O Estado de S. Paulo, São Paulo, jun., 2020. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,sem-dinheiro-por-restricoes-da-quarentena-migrantes-voltam-para-cidades-natais-no-nordeste,70003315951/>. Acesso em 19 set. 2020.

GUIMARÃES, Ligia. Coronavírus: profissionais de saúde relatam hostilidade no transporte público de SP. BBC News Brasil, São Paulo, mar., 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51983987>. Acesso em 20 set. 2020.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LOYOLA, Rafael. Crise da Covid-19 é só uma prévia do colapso climático. Nexo Jornal, São Paulo,Jun. 2020. Disponível em: <https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Crise-da-covid-19-%C3%A9-s%C3%B3-uma-pr%C3%A9via-do-colapso-clim%C3%A1tico>. Acesso em: 20 set. 2020.

MACHADO, Rosana Pinheiro. Coronavírus: Bolsonaro só acredita na ‘ciência’ quando o resultado lhe interessa. The Intercept Brasil, Rio de Janeiro, Mar., 2020. Disponível em: <https://theintercept.com/2020/03/31/coronavirus-bolsonaro-anti-ciencia/>. Acesso em: 19 set. 2020.

MEZZAROBA, Cristiano. Professores “mestres do amanhã” na urgência do presente. Ensenanza Estudos Sociais, Florianópolis, Set., 2020. Disponível em: <https://ensenanzaestudossociais.blogspot.com/2020/09/professores-mestres-do-amanha-na.html>. Acesso em: 20 set. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resposta nacional e internacional de enfrentamento ao novo coronavírus. Brasília, Governo Federal. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/>. Acesso em 20 de set. 2020.

NBC. NYC Poison Control Calls for Bleach, Lysol Double After Trump Disinfectant Comment. NBC, New York, Abr., 2020. Disponível em: <https://www.nbcnewyork.com/news/local/nyc-poison-control-calls-for-bleach-lysol-double-after-trump-disinfectant-comment/2389593/>. Acesso em: 19 set. 2020.

OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos para migração no Brasil e retorno ao Nordeste: padrões etários, por sexo e origem/destino. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 19, n. 4, p. 134-143, Dez., 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009&lng=en&nrm=iso>. Accesso19 set. 2020.

OLIVEIRA, Joana. Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho. El País, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-21/em-meio-a-rotina-de-aulas-remotas-professores-relatam-ansiedade-sobrecarga-de-trabalho.html>. Acesso em: 20 set. 2020.

PITOMBO, João Pedro; VALADARES,João. Com retorno de migrantes, Covid-19 avança no Nordeste. Folha de S. Paulo, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/05/com-retorno-de-migrantes-covid-19-avanca-no-nordeste.shtml>. Acesso em 19 set. 2020.

ROSA, Ana Beatriz. O que acontece quando um ‘negador da ciência’ se torna presidente. HuffPost Brasil, São Paulo, Ago., 2019. Disponível em:<https://www.huffpostbrasil.com/entry/bolsonaro-ciencia_br_5d4de8d8e4b0fc06ace7d376>. Acesso em 19 set. 2020.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Terra dos homens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

SANTAELLA, Lúcia. Prefácio. In: SALES, Mary Valda Souza (Org.) Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 7-9.

SCHMITT, Gustavo.O retorno ao nordeste em êxodo provocado pelo novo coronavírus. Época, São Paulo, mai., 2020. Disponível em: <https://epoca.globo.com/brasil/o-retorno-ao-nordeste-em-exodo-provocado-pelo-novo-coronavirus-24440023>. Acesso em 19 set. 2020.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SPEZIA, Adi. Sem territórios demarcados, povos do Nordeste enfrentam ao mesmo tempo a fome e a letalidade do vírus. CIMI, Rio Branco, set., 2020. Disponível em <https://cimi.org.br/2020/09/sem-territorios-demarcados-povos-do-nordeste-enfrentam-ao-mesmo-tempo-a-fome-e-a-letalidade-do-virus/>. Acesso em: 20 set. 2020.

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2019. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponivel em: <https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2018/>. Acesso em: 06 out. 2020.

TOKARNIA, Alessandra. Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa. Agência Brasil, Rio de Janeiro, mai., 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/brasil-tem-48-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-sem-internet-em-casa#:~:text=Os%20dados%20foram%20solicitados%20pelo,garantam%20a%20continuidade%20do%20aprendizado>. Acesso em: 20 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Director-General'sstatementon IHR EmergencyCommitteeon Novel Coronavirus (2019-nCoV). Publications, Genebra, 30 Jan., 2020. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov)>. Acesso em: 20 de set. 2020.

ŽIŽEK, Slavoj. Vírus, lockdown permanente e política. Outras mídias. São Paulo, 24 jun. 2020. Disponível em: <https://outraspalavras.net/outrasmidias/zizek-virus-lockdown-permanente-e-politica/>. Acesso em: 07 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

SANTOS, J. D. A. dos; SANTOS, M. E. A. dos; MEZZAROBA, C. . Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661568. Acesso em: 28 nov. 2021.