Resumo
Este ensaio teórico, indico a epistemologia do uso de Arley Moreno, apoiada em Kant, Granger e Wittgenstein, como atividade terapêutica que possibilita “curar” concepções educacionais de problemas existentes quando apoiadas em teorias dogmáticas e, assim, analisar a questão do ensino e da aprendizagem a partir de uma de uma nova concepção filosófica. Para atingir esse objetivo, situo a epistemologia do uso de Moreno no campo teórico e abordo seus fundamentos filosóficos, alguns conceitos, a partir dos quais passo às perspectivas educacionais, onde destaco novas reflexões sobre o uso e o contexto, o treino como atividade para a aprendizagem, bem como sobre o papel do professor.
Referências
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma reflexão filosófica sobre a matemática nos PCN. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de São Paulo, 2002.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), Campinas, Série 3, v. 14, n. 2, p. 305-334, jul./dez. 2004.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 459-470, set./dez. 2007a.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. O Papel do Mestre: Mênon revisitado sob uma perspectiva wittgensteiniana. Revista Internacional d'Humanitats, São Paulo, v. 10, p. 13-28, 2007b.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 75-96, jan./abr. 2008.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. O Papel do Método no Ensino: da Maiêutica Socrática à Terapia Wittgensteiniana. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, p. 64-81, dez. 2010.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A inserção nos jogos de linguagem da perspectiva de uma epistemologia do uso. International Studies on Law and Education, São Paulo, International Studies on Law and Education, v. 15, p. 63-70, 2013.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A terapia wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos fundamentais do campo educacional. IXTLI Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, Buenos Aires, v. 2, n. 4, p. 299-315, 2015.
MORENO, Arley Ramos. Por uma pragmática filosófica. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 30, p. 9-20, Jan./Jun. 1996.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Descrição fenomenológica e descrição gramatical: idéias para uma pragmática filosófica. Revista Olhar, v. 4, n. 7, p. 94-139. Jul./Dez. 2003.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma concepção de Atividade Filosófica. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, Série 3, v. 14, n. 2, p. 275-302, jul./dez. 2004
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Introdução a uma pragmática filosófica: de uma concepção de filosofia como atividade terapêutica a uma filosofia da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Wittgenstein: os labirintos da linguagem. Campinas: Editora Moderna, 2006.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Introdução a uma epistemologia do uso. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n. spe 02, p. 73-95, 2012.
WITTGENSTEIN, Ludwig Joseph Johann. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 1993.
WITTGENSTEIN, Ludwig Joseph Johann. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova cultural, 1999.
WITTGENSTEIN, Ludwig Joseph Johann. Gramática Filosófica. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
WITTGENSTEIN, Ludwig Joseph Johann. Observações Filosóficas. São Paulo: Loyola, 2005.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação