A epistemologia do uso e a educação

algumas implicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666636

Palavras-chave:

Educação, Linguagem, Terapia filosófica, Epistemologia do uso

Resumo

Este ensaio teórico, indico a epistemologia do uso de Arley Moreno, apoiada em Kant, Granger e Wittgenstein, como atividade terapêutica que possibilita “curar” concepções educacionais de problemas existentes quando apoiadas em teorias dogmáticas e, assim, analisar a questão do ensino e da aprendizagem a partir de uma de uma nova concepção filosófica. Para atingir esse objetivo, situo a epistemologia do uso de Moreno no campo teórico e abordo seus fundamentos filosóficos, alguns conceitos, a partir dos quais passo às perspectivas educacionais, onde destaco novas reflexões sobre o uso e o contexto, o treino como atividade para a aprendizagem, bem como sobre o papel do professor.  

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Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Teixeira Junior, V. P. (2022). A epistemologia do uso e a educação: algumas implicações. Filosofia E Educação, 14(1), 259–287. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666636