Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.
Referências
BASÍLIO, Luiz P. S e SILVA, Marcelo D. da. Implementação da Base Nacional Comum Curricular em Minas Gerais. Relatório de Inciaciação Científica - UFOP, Ouro Preto - MG 2020.
DELORS, J. (Org.). Educação Um Tesouro a Descobrir: Relatório para a Unesco da comissão internacional sobre a educação para o século XXI. 8.ed. São Paulo: Ed. Cortez. Brasília: MEC, Unesco, 2003.
FREITAS, Luiz C. de. A Avaliação E As Reformas Dos Anos De 1990: Novas Formas De Exclusão, Velhas Formas De Subordinação. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 86, p. 133-170, abril 2004.
MORIN, Edgar A Religação dos Saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgar Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Brasília:Unesco. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.
REIS, Luis C. D. dos e SILVA, Marcelo D. da A formação étnico-racial nas escolas públicas de Mariana-MG: os ecos da lei 10.639/03 Novas Edições Acadêmicas, São Paulo 2015.
SAVIANI, Demerval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Ed. Autores e Associados (coleção memória da educação), 2007.
SILVA, Marcelo D. Educação Ideologia e Complexidade: contribuição para a crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira. Paco Editorial, Jundiaí, 2012.
SILVA, Marcelo D. da A Miséria Ideológica dos Paradigmas Educacionais Contemporâneos: os modimos do pensamento complexo. In BATISTA, Eraldo et all (orgs) Desafios de Perspectivas das Ciências Humanas na Atuação e na Formação Docente. Jundiaí-SP, Paco Editorial 2012b. p. 109-126.
SILVA, Marcelo D. da. Epistemologia e Educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. REVISTA PEDAGÓGICA | V.19, N.40, JAN./ABR. 2017.
SILVA, Marcelo D. da e QUIRINO, Kátia Maria dos S. A difusão da cultura negra na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores v.12 n.23, p 153-166 jan/abr, 2020.
SOUZA, Gilberto. Das luzes da razão à ignorância universal. In: A proletarização do professor: neoliberalismo na educação. São Paulo: Editora Instituto José Luiz e Rosa Sundermann, 2009.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação