A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana

Autores

  • Marcelo Donizete da Silva Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505

Palavras-chave:

Teoria da complexidade, Ciências da educação, Filosofia da educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.

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Biografia do Autor

Marcelo Donizete da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Silva, M. D. da. (2022). A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana. Filosofia E Educação, 14(1), 36–64. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505