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A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana
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Palavras-chave

Teoria da complexidade
Ciências da educação
Filosofia da educação

Como Citar

SILVA, Marcelo Donizete da. A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 36–64, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668505. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505
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