Banner Portal
Ações do corpo humano, mente/cérebro e linguagem
PDF

Palavras-chave

Atos. Contra-Sensos. Ambiguidades.

Como Citar

RONCARI, José Roque Aguirra. Ações do corpo humano, mente/cérebro e linguagem. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 199–210, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635500. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635500. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Descobrimos que, se a linguagem e o corpo humano são uma realidade só, se a linguagem é física/matéria tanto quanto um órgão mental (mente/cérebro) do corpo, conforme Chomsky (1997) cuja gênese biológica nos acontece e se desenvolve a partir de nosso interior corpóreo mental. Se a linguagem também executa ações, conforme Ludwig Wittgenstein (o primeiro e o segundo), então, isto pode significar que educar o corpo humano, implica educar também a linguagem ordinária que o corpo usa para viver em ambientes sociais. Ambos, sempre agem em conjunto e aprendem a conhecer o mundo através da práxis física e social. Se educar a linguagem passa por educar o corpo, então, resulta que ambas as ações podem correlacionarem-se a epistemologias como a da Educação Física, Filosofia da Educação ou à da ciência de parte da natureza humana: a Faculdade de Linguagem universal, que permite ao Homem pensar, fazer e ser humano mediante a aquisição de qualquer língua natural.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635500
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.