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A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender.
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Palavras-chave

Formação de professores. Docender. Humanização. Políticas de formação.

Como Citar

ROMÃO, Eliana. A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 58–89, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8651999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651999. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola no Brasil e debate as ressonâncias dessas contradições na vida cotidiana, na identidade subjetiva dos professores e em sua autoestima. Apresenta fundamentos filosóficos de uma formação docente para as relações humanas de igualdade e de alteridade, de dialeticidade e de elevação ética e estética. Apresenta a educação escolar como processo de formação humana e destaca a tarefa de educar como processo de desenvolvimento ou de formação humana. Apresenta as esperadas características de uma docência humanizadora e emancipatória. Enuncia processos humanistas e atitudes éticas de acolhimento voltados para as práticas de formação de professores, com destaque para os estágios e os percursos formativos. Destaca com esperanças as novas propostas de novas docências diante de novos sujeitos sociais e de novos desafios para a educação e a escola na sociedade tecnológica.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651999
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