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Bases epistemológicas da educação do campo
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Palavras-chave

Pedagogias contra-hegemônicas
Pedagogia do campo
Pedagogia da terra

Como Citar

ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; GAMA, Carolina Nozella. Bases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 222–239, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668593. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668593. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Discutir a Educação do Campo criticamente perpassa pelo estudo de suas bases filosóficas e epistemológicas. Nesta perspectiva, esse artigo objetiva discutir os aspectos filosóficos e epistemológicos da Educação do Campo no bojo das tendências pedagógicas contra-hegemônicas contemporâneas. Para tanto, recuperou-se o balanço da produção do conhecimento sobre a Educação do Campo, atualizando-o. Constatou-se a hegemonia dos estudos que utilizam a expressão Educação do Campo em detrimento ao uso do termo Educação Rural, sinalizando a necessidade de novos estudos sistemáticos. Afinal, a adoção do termo não indica, necessariamente, o comprometimento com o campo pedagógico crítico.  

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668593
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Referências

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