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A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador
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Palavras-chave

Ética. Política. Educador. Formação. Filosofia da Educação

Como Citar

SAVIANI, Dermeval. A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 7–21, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635466. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635466. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto resgata os fundamentos históricos e conceituais de Ética na tradição cultural ocidental. Define os pressupostos políticos da Ética e indica a proeminência do ponto de partida teórico-metodológico, consubstanciando os elementos que sinalizam a direção em que se movem os conteúdos da ética e da política. Faz um inventário crítico das principais teorias éticas e políticas e destaca as fontes a serem analisadas nesse campo investigativo da Filosofia e da Educação. Define que o campo da Filosofia da Educação apresenta-se como espaço de exploração das questões éticas e políticas que repercutem na educação enquanto atividade que se inscreve na esfera pública, sujeita, portanto, ao poder de Estado, com a incumbência de formar indivíduos moralmente aptos para agir no ambiente societário.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635466
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