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Deleuze e Guattari para pensar a educação em cièncias
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Gilles Deleuze
Félix Guattari
Educação em ciências

Como Citar

FERRARO, José Luís. Deleuze e Guattari para pensar a educação em cièncias. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 145–174, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668223. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668223. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho agencia a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari à educação em ciências ao jogar luzes sobre o deslocamento que permeia a organização deste componente curricular. O uso destes autores para pensarmos a  educação em ciências, possibilita a (re)inserção da diferença e da multiplicidade, extirpadas do estrato científico pelo sonho moderno de totalização da realidade – que persiste no pedagógico – por meio da redução conceitual operada pela lógica da identidade. Assim, evidencia as (des)continuidades das práticas entre um estrato e outro, como resultado da força de uma tradição que passa a ser subvertida pelo corte epistemológico deleuzo-guattariano.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668223
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