Banner Portal
Experiência pedagógica com a ginástica na escola
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Práxis-social
Educação física

Como Citar

RODRIGUES, Rayza; SCHNNEIDER, Petra. Experiência pedagógica com a ginástica na escola : uma possibilidade superadora. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 245–256, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668591. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é uma experiência pedagógica com a Ginástica, especificamente a Ginástica Circense e Acrobática para alunos do ensino médio a partir de uma metodologia superadora. Através do método da práxis social foi possível identificar o conhecimento inicial dos alunos, problematizar elementos emergentes durante as aulas, confrontar o conhecimento científico com o senso comum, permitir a criatividade do aluno para novas possibilidades e superar a realidade a qual os alunos se encontravam. As aulas aqui expostas proporcionaram ao aluno superar a sua realidade a partir da apropriação e objetivação dos conhecimentos propostos.

 

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668591
PDF

Referências

BORTOLETO, M. A. C. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997.

DUPRAT, R. M; GALLARDO, J. S. P. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. 184 p.

MANACORDA, M. A. Marx e a formação do homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 6-15, abr. 2011. Disponível em: https:www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art01_41e.pdf. Acesso em: 2 fev. 2014.

MARTINS, L. M; ABRANTES, A. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. In: PINHO, S. Z. (Org.). Oficinas de Estudos Pedagógicos: reflexões sobre a prática de ensino superior. São Paulo: Cultura Acadêmica: UNESP/Pró-Reitoria de Graduação, 2008. p. 86-92. (excerto).

RODWELL, P. Ginástica acrobática para desenvolver o físico. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint LTDA. 1963.

SÀNCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007. 165p.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 11-22.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2000.

SCOTT, J. J. Gênero: uma categoria útil de Analisar Histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, p. 71-79, jul/dez. 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.