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A educação como formação ou "cultivo de si" em Friedrich Nietzsche
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Palavras-chave

Nietzsche. Filosofia da educação. Filosofia alemã.

Como Citar

DIAS, Luciana da Costa. A educação como formação ou "cultivo de si" em Friedrich Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 275–294, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i3.8645892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645892. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação em Friedrich Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos e profundo crítico de sua época. Sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e do propósito da prática educativa, a qual ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho.
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8645892
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