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A educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues
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Palavras-chave

Intérprete educacional
Libras
Educação de surdos

Como Citar

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. A educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 3, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v11i3.8655988. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8655988. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Apresenta-se resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da educação de surdos, realizada no período de 2015 a 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A investigação aconteceu em salas de aulas do ensino fundamental II, com a presença de alunos surdos e intérpretes educacionais, de uma escola municipal inclusiva no interior do estado de São Paulo. Percebe-se em que medida o percurso escolar anterior dos alunos surdos facilitaram a interação com os profissionais tradutores e intérpretes de língua de sinais educacional (TILSE). Conclui-se que os alunos surdos que passaram por salas bilíngues com a língua de instrução Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental I, apresentaram uma melhor relação com os TILSE.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i3.8655988
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