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Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação
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Palavras-chave

Estudos de revisão
Afetividade. Espinosa. Educação.
Pesquisa-ação
Epistemologia

Como Citar

XAVIER SILVA, Fernando; PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI, Maria Cristina. Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação: uma metassíntese qualitativa (1998-2019). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 362–386, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8666527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666527. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos trabalhos indicam que os problemas apontados e suas soluções expressas em intervenções são realizados sem uma recuperação histórica da dinâmica do local de estudo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666527
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