Banner Portal
Sílvio Gamboa
PDF

Palavras-chave

Sílvio Gamboa
Filósofo democrático
Antonio Gramsci

Como Citar

SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sílvio Gamboa : um filósofo democrático. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673141. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sucintamente porque a práxis do professor Sílvio Ancizar Sánchez Gamboa, permite-nos considerá-lo um “filósofo democrático” na acepção gramsciana do termo. Para tanto, inicialmente realizaremos considerações breves a respeito da sua biografia, na sequência, apresentaremos nosso entendimento sobre o conceito de “filósofo democrático” nos escritos de Gramsci (1891 – 1937), e por fim, procuraremos demonstrar a partir da práxis acadêmico-científica do professor Sílvio Gamboa, porque ele pode ser considerado um “filósofo democrático” da pesquisa em educação e educação física no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673141
PDF

Referências

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, vol. 1, 1999, p. 95-96.

BENGOECHEA, Sônia; CORTES, Fernando; ZEMELMAN, Hugo. Investigación empírica y razonamiento dialéctico: a propósito de una práctica de investigación. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, México, n.6, p. 73-95, jul./dez. 1978.

LADRON DE GUEVARA, Lauriano. Lógica de la investigación social y problema de diseño, In: ROA SUAREZ, H. La investigación científica en Colombia, hoy. Bogotá: Guadalupe, 1979, 95-104.

LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. (Org.) Dicionário Gramsciano (1926‐1937). Tradução Ana Maria Chiarini, Diego Silveira Coelho Ferreira, Leandro de Oliveira Galastri e Silvia De Bernardinis; Revisão técnica Marco Aurélio Nogueira. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Análise epistemológica dos métodos na pesquisa educacional. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 1982.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. 1987. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1987.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Fundamentos para la investigácion educativa: presupuestos epistemológicos que orientan al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio, 1998. 138p. (Coleccion mesa redonda; v. n.66).

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Questões epistemológicas e gnosiológicas na produção do conhecimento na pós-graduação (1985-2002): os doutorados em educação no Estado de São Paulo. 2003. 28f. (Projeto de pesquisa. Paideia/DEFHE/FE/UNICAMP).

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. Maceió: Edufal, 2007. 165p.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Memorial de Sílvio Ancizar Sánchez Gamboa. Campinas/SP. Unicamp. 2009a.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. PAIDEIA. Cadernos informativos Paideia. Campinas/SP, v. 1, n.1, Ano 1, março, 2009b.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: Ivani Fazenda. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12 ed. SãoPaulo: Cortez, 2010, p. 101-130.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 2a. ed. Chapecó SC: ARGOS, 2012. 212p.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Projetos de Pesquisa - Fundamentos Lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó/SC: ARGOS, 2013a. 159p.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. SANTOS FILHO, José Camilo. (org.). Pesquisa Educacional: Quantidade x Qualidade. 8a. ed. São Paulo: Cortes: Editora Cortez, 2013b. 121p.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar; CHAVES-GAMBOA, Márcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke (Org.). Produção do conhecimento na Educação Física no nordeste brasileiro: O impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017. 397p.

SILVA, Régis Henrique dos Reis; GAMBOA, Sílvio Áncizar S. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 48–66, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1329. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1329. Acesso em: 6 abr. 2023.

UNICAMP. Sistemas de Bibliotecas. Filosofia e Educação – Sobre a Revista (Foco e Escopo). Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/about. Acesso em 05 abr. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.