Banner Portal
Formação continuada de professores no ensino superior
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PDF
PDF (English)
AUDIO
VIDEO

Palavras-chave

Formação superior
Prática pedagógica
Desenvolvimento profissional

Como Citar

LOPES, Eduarda da Silva; RADETZKE, Franciele Siqueira; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Formação continuada de professores no ensino superior : processos, interações e desafios. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024020, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8667147. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667147. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A intenção do artigo acentua-se sobre a discussão acerca de processos de formação continuada no Ensino Superior (ES) como importantes na consolidação do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Metodologia: O diálogo apresenta interlocuções com as ações do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS, no desenvolvimento do curso de formação: “Educação Superior: desafios da formação”. Pela Análise Temática de Conteúdo (ATC) são trazidos argumentos atinentes às compreensões dos participantes do curso (professores formadores, técnicos administrativos em educação (TAEs) e alunos da Pós-Graduação (mestrandos) ancoradas em respostas a perguntas direcionadas por meio da aplicação de um questionário sobre os objetivos do processo de formação em questão. Resultados: Para além das contribuições do curso também é direcionada atenção para as concepções de docência dos sujeitos participantes. Conclusão: As concepções implicam situar as possibilidades formativas decorrentes do desenvolvimento de encontros balizados pelo modelo da Investigação-Formação-Ação (IFA), na qual cada participante do processo é convidado para a pesquisa da própria prática e, dessa maneira, a reflexão crítica passa a ter um potencial formativo, especialmente no tocante do DPD.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8667147
PDF
PDF (English)
AUDIO
VIDEO

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ARAÚJO, K. de T.; VARELA, S.; OLIVEIRA, M. R. F.; TRESSE, M. L. G.; PEDROTTI, M. A.; DIAS, E. P.; MARCILINO, P. A. da C. NAPE: Núcleo de Apoio Pedagógico – UniFil. Revista Terra e Cultura, n. 41, p. 91-96, 2021. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1277/1158. Acesso em: 20 mai. 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, LDA, 2004.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, v. 29, n. 3, p. 490-501, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/489/358. Acesso em: 20 mai. 2021.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUC/RS, 2008. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/02/6bd9982dc814272dbbedbdac75bd96ed.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Internacional de Professores, v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/660/652. Acesso em: 16 ago. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CARVALHO, E. de; ANDRADE, M. A. B. S. de. Formação complementar de professores: análise de um curso de atividades por investigação. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 396-415, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11028/7337. Acesso em: 07 ago. 2021.

CUNHA, M. I. da. (Org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

GÜLLICH, R. I. C. Investigação-Formação-Ação em ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Prismas, 2013.

GÜLLICH, R. I. C.; ZANON, L. B. Investigação-Formação-Ação: a reflexão crítica como mediadora da formação de professores de ciências. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS, I, 2020. Anais [...]. IJUÍ: UNIJUÍ, 2020. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18725/17506. Acesso em: 04 jun. 2021.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, v. 60, n. 3, p. 489-501, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/489/358. Acesso em: 19 jun. 2021.

ISAIA, S. M. de A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

JUNGES, K. dos S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 285-317, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p285/31220. Acesso em: 25 jun. 2021.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: Professor/pesquisador. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.

MARCELO, C. G. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v.1, n.8, p. 7-22, 2009.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Trad. Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Souza Tavares. 2. ed. Lisboa: Instituto Inovação Educacional, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, G. ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

RADETZKE, F. S.; GÜLLICH, R. I. C. As pesquisas sobre a Docência no Ensino Superior em Contexto Brasileiro: desafios para pensar a formação em Ciências. Revista Internacional de Educação Superior, v. 6, e020029, p. 1-25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655876. Acesso em: 04 jul. 2021.

RADETZKE, F. S.; GÜLLICH, R. I. C. Formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza: que elementos considerar? Revista Docência no Ensino Superior, v. 11, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24488. Acesso em: 15 ago. 2021

RODRIGUES, Â. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa: Ministério da Educação, 2006.

SILVA, L. H. de A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 6, n. 1, p. 43-54, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jBv8nWQ7s5JwLkKhmPxSJLy/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

VALENTE, G. S. C.; MORAES, E. B. de; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F. de; PACHECO, M. C. M. D. Ensino a distância frente às demandas do contexto pandêmico: reflexões sobre a prática docente. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em 16 ago. 2021.

ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de Química. Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler. 2003. 451 f. Tese (Doutorado em 2003) – Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Faculdade de Ciências Humanas. Piracicaba, 2003.

ZANOTELLI, G. A. C. Docência no ensino superior: professores formadores e sua formação. Orientador: Maria Socorro Lucena Lima. 2006. 126f. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação (Universidade Estadual do Ceará). Fortaleza, Ceará, 2006. Disponível em: http://www.uece.br/ppgewp/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/Dissertacao-Germana.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Eduarda da Silva Lopes, Franciele Siqueira Radetzke, Roque Ismael da Costa Güllich

Downloads

Não há dados estatísticos.