Resumo
Introdução/Objetivo: O objetivo deste estudo é discutir sobre aspectos que dificultam o desenvolvimento e a permanência de alunos ingressantes em um curso superior. Metodologia: Ancorada em pressupostos da abordagem qualitativa, a pesquisa tomou o estudo de caso como estratégia de investigação. Resultados: Os resultados apontam que os maiores desafios em progredir academicamente são dificuldades com os conteúdos específicos do primeiro semestre do curso; dificuldade em compreender as metodologias adotadas por professores no Ensino Superior; formação de conceitos elementares de matemática durante a Educação Básica, como também dificuldades socioeconômicas: deslocamento para instituição, conciliar trabalho e estudo, falta de tempo para dedicar aos estudos, falta de motivação e problemas familiares. No tocante aos motivos que podem dificultar a permanência dos ingressantes na instituição estão: dificuldade no processo de ensino/aprendizagem, limitações financeiras, não se identificar com o curso e a expectativa de ingresso em outro curso. Conclusão: Assim, evidencia-se que os fatores apresentados pelos ingressantes colaboram para as suas dificuldades no curso e que medidas precisam ser tomadas para que os estudantes possam desenvolver-se sem muitos obstáculos, tendo êxito em seu percurso formativo, além de uma formação docente de qualidade.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.49, p.51-54, maio, 1984. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n49/n49a06.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
ALMEIDA, Patrícia Albieri de; TARTUCE, Gisela Lobo B. P; NUNES, Marina Muniz Rossa. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Psicologia Ensino & Formação, Brasília, v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v5n2/v5n2a07.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2009. ISBN 978-972-44-1506-2
BARROS, André Matias Evaldt de. Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de Licenciatura em Matemática do IFRS. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1375. Acesso em: 29 out. 2021.
BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; LEIVAS, J. C. P. Aprendizagem de sequências numéricas: pesquisa sobre dificuldades de Licenciandos em Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 361-377, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648090. Acesso em: 29 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 out. 2021.
CARVALHO, Luiz Fernando. A escolha da licenciatura em matemática na UNESP: o que dizem os ingressantes. 140 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/153602. Acesso em: 29 out. 2021.
CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel;
SEVERINO, Augusta Teresa Barbosa. Concepções de licenciandos em matemática sobre as metodologias de resolução de problemas e investigação matemática. Hipátia: Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, [s. l], v. 2, n. 2, p. 1-12, 31 dez. 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/745. Acesso em: 29 out. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n.113, p. 1223-1245, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/dFtMDqfdWm75WSc5vKXHCtq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 out. 2021.
DOBARRO, Viviane Rezi; BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Atitude e Crença de Autoe-ficácia: relações com o desempenho em matemática. Educação Matemática Pesquisa São Paulo, v. 12, n. 2, p. 199-220, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2180. Acesso em 29 out. 2021.
ETHUR, Felipe Batista. Evasão discente em cursos de graduação do Campus Itaqui da Unipampa: análise das causas e propostas de ações. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15177. Acesso em 29 out. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina. et al. A Atratividade da Carreira Docente no Brasil, In: Estudos e Pesquisas Educacionais, n. 1, São Paulo, FVC/Fundação Victor Civita, 2010, p. 139-210. Disponível em: http://www.zerohora.com.br/pdf/15141177.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5.
GOERGEN, Pedro. A instituição universidade e sua responsabilidade social: anotações críticas. Quaestio, Revista de estudos da educação. Sorocaba, v. 4. n. 1, p. 9-25, 2002. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1393. Acesso em: 29 out. 2021.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 34, n. 68, p. 1056-1076, dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/PgJX3sfYdvTYdsHgZmtYVjh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 out. 2021.
LIMA, José Luciano Santinho. Solução de problemas de matemática: um estudo sobre os procedimentos usados por estudantes universitários em questões baseadas no ENEM e nos vestibulares da Unesp e Fuvest. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144585. Acesso em: 29 out. 2021.
MASOLA, Wilson de Jesus. Dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos ingressantes na educação superior nos trabalhos do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Dissertação, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 161f., 2014. Disponível em: https://repositorio.up.edu.br. Acesso em: 29 out. 2021.
MOÇO, Priscila Pedroso. Discussões sobre a resolução de problemas enquanto estratégia metodológica para o ensino de matemática. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/4801. Acesso em: 29 out. 2021.
MORO, Graciela.; SIPLE, Ivanete Zuchi. A Influência da matemática básica no ensino de cálculo diferencial e integral. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador/BA. Anais... SBEM, p. 1-11, 2010. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/schedConf/presentations. Acesso em: 29 out. 2021.
OLIVEIRA, Êmila de. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 101, p. 212-232, 6 jul. 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5924. Acesso em: 29 out. 2021.
PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia IFPB, [S.l.], n. 38, p. 105-119, fev. 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1612. Acesso em: 29 out. 2021.
PAULO, Jessé Valério de. Resolução de problemas, habilidades e a matemática escolar: dificuldades e perspectivas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo. Anais... SBEM, p. 1 -10, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/autores-J.html. Acesso em: 29 out. 2021.
PELEIAS, Thiago Augusto Corrêa. Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP, sobre a transição do Ensino Médio para o Superior. 2016. Dissertação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-10072019-003210/pt-br.php. Acesso em: 29 out. 2021.
PEREIRA, Patrícia Maciel. As dificuldades de permanência nas Universidades: uma experiência dos jovens do programa de apoio estudantil da associação de assistência ao adolescente. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/28068/28068.PDF. Acesso em: 29 out. 2021.
PINHO, Ana Paula Moreno et al. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jul. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691. Acesso em: 29 out. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ISBN: 978-85-7717-158-3
RIGO, Júlia da Silva. Percursos de formação de estudantes de licenciatura noturna na UFV: Enem, Sisu e Evasão. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (MG), 2016. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24269. Acesso em: 29 out. 2021.
SADA, Claires Marcele. A avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática: O que dizem documentos, professores e alunos? 342 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20790. Acesso em: 01 jan. 2021.
SARMENTO, Manuel Jacinto. O Estudo de Caso Etnográfico em Educação. In: ZAGO; M. P. C.; VILELA, R. A. T (Orgs.). Itinerários de Pesquisa - Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. p.137-179. ISBN-10: 859827187X
SANTOS, Jarbas Mendonça dos. ALVARENGA, Karly Barbosa. SALES, Macelo Santana. Dificuldades em geometria dos estudantes recém ingressos na Universidade do Agreste Sergipano. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador/BA. Anais... SBEM, p. 1 -10, 2010. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/schedConf/presentations Acesso em: 29 out. 2021.
SANTOS, Vangela Azevedo dos; MAFRA, José Ricardo e Souza. Dificuldades na linguagem e interpretação da simbologia matemática como obstáculo no ensino e aprendizado de matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador/BA. Anais... SBEM, p. 1 - 9, 2010. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/schedConf/presentations Acesso em: 29 out. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 out. 2021.
SILVA, Patrícia Alves da; LIMA, Francisco José de. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 1-20, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3002. Acesso em: 29 out. 2021.
SILVA, Vilma Conceição da; MOURA, Francisco de Assis. A relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática. Estilos da Clínica, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 442-459, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v16n2/v16n2a10.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan./abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642669. Acesso em 29 out. 2021.
VITELLI, Ricardo Ferreira. Evasão em cursos de licenciatura: perfil do evadido, fatores intervenientes no fenômeno. 2013. 121 f. Dissertação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4778. Acesso em: 29 out. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Francisco José de Lima, Joyce Pereira Oliveira