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As contribuições dos educadores anarquistas à pedagogia freireana
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Anarquismo
Programas educacionais
Ensino
Política do ensino

Como Citar

IDELBRANDO, Amália Galvão. As contribuições dos educadores anarquistas à pedagogia freireana. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024029, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8669136. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669136. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O presente artigo tem como objetivo relacionar as pedagogias antiautoritária de Paulo Freire e a Educação libertária do movimento Anarquista. Para tanto, busca identificar em que medida se verificam vestígios das forças do pensamento anarquista manifestado por Proudhon (1809-1865), Bakunin (1814-1876), entre outros, que permanecem nas pedagogias imortais em Paulo Freire (1921-1997). Metodologia: Com base em metodologia qualitativa interpretativa propusemos a 32 alunos de 2 turmas de Pós-graduação em áreas da Educação a avaliação da qualidade da experiência de sua própria aprendizagem durante o curso de modo a tornar esses alunos investigadores de si próprios. Resultados: Os resultados desse estudo contribuem para o entendimento dos nexos entre a Educação Libertária, anarquista, do século XIX-XX, e as pedagogias de Paulo Freire. Conclusão: A conclusão foi de que Paulo Freire abordou o ideal anarquista, colocando-o à contemporaneidade de modo político e como ferramenta de desconstrução da realidade única e reconstrução de um mundo diverso.

 

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8669136
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