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Avaliação da dieta habitual de escolares de Piracicaba: aplicação do Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes (QFAA) reestruturado em estudo-piloto
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Palavras-chave

Adolescentes. Consumo alimentar. Questionário de freqüência alimentar.

Como Citar

MOMO, Cristina Akemi; CARMO, Marina Bueno do; FERNANDEZ, Priscila Maria Fúncia; VOCI, Silvia Maria; SLATER, Betzabeth; SILVA, Marina Vieira da. Avaliação da dieta habitual de escolares de Piracicaba: aplicação do Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes (QFAA) reestruturado em estudo-piloto. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 38–48, 2015. DOI: 10.20396/san.v13i1.1843. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1843. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes (QFAA), validado em amostra de adolescentes do município de São Paulo, passou por adaptação e reestruturação, para ser aplicado em Piracicaba. Objetivou-se aplicar o QFAA reformulado e descrever a dieta habitual de um grupo de escolares de Piracicaba. Após as modificações quanto ao número de itens alimentares e o tamanho das porções, o QFAA foi testado em 19 escolares com idade entre 10 e 14 anos para avaliar o consumo alimentar. Além de análises descritivas, o teste de Kolmogorov-Smirnov foi aplicado para todas as variáveis quantitativas contínuas. O teste T de Student foi aplicado para comparação de médias entre os gêneros. Apenas para as variáveis que apresentaram variâncias desiguais aplicou-se o teste U de Mann-Whitney. O consumo médio habitual observado foi de 2803,30 kcal. As médias dos macronutrientes, ajustados pela ingestão calórica, foram de 93,16g para proteína, 107,33g para lipídios e 391,85g para carboidratos. As médias de porções consumidas por dia variaram de 1,07 (feijões) a 3,36 (doces). Observou-se um elevado consumo de doces (aproximadamente 113g/dia) e reduzida ingestão de frutas e hortaliças quando comparados ao Guia Alimentar Americano. Não foram observadas diferenças significativas entre os gêneros para as variáveis deste estudo.
https://doi.org/10.20396/san.v13i1.1843
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